A Porsche criou um sistema aerodinâmico ativo que literalmente muda o comprimento de um carro esportivo em segundos, o transformando em máquinas inspiradas nos carros de corrida da montadora. A invenção mais recente é parte de uma patente registrada na Alemanha e altera sozinha a forma da carroceria.
Como funciona o sistema?
Basicamente, uma carroceria retrátil escondida sob uma camada externa articulada permite que toda a extremidade traseira do carro se mova conforme a aceleração.
Apesar do mecanismo parecer um pouco complicado nas ilustrações da patente, na realidade consiste em um painel traseiro equipado com extensores e placas deslizantes.
Esse projeto que deve vir nos Porsches do futuro manipula o fluxo de ar em tempo real e permite um direcionamento mais suave sobre a carroceria do carro, reduzindo o arrasto e aumentando a eficiência de combustível.
Veja também:
Um princípio parecido é usado hoje em carros elétricos como o Lightyear 0 movido a energia solar. A difereça é que a patente da Porsche traz as vantagens aerodinâmicas e ainda permite que o carro se ajuste sozinho, sem afetar o visual e a capacidade de manobrar o carro, por exemplo.
É provável que essa nova tecnologia seja utilizada primeiro em um EV, possivelmente na próxima geração do Taycan.
Imagem principal: Carbuzz/Reprodução
Via: Carbuzz
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários