O nível de poeira vinda dos desertos presentes na atmosferaaumentou 55% desde a metade do século XIX, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Esse aumento do nível de partículas presentes nos ar pode estar “mascarando” os efeitos do aquecimento global.
O estudo recentemente publicado na revista Nature aponta que a poeira na atmosfera carregada pelas tempestade de areia pode estar contribuindo para que o aquecimento global seja 8% menor. A areia reflete a radiação solar de volta para o espaço, o que resfria o planeta.
No entanto, caso o nível de areia diminua, o planeta poderá enfrentar temperaturas mais altas. E mesmo que o nível se mantenha, sem ações que controlem o aquecimento global, vai ser difícil escapar dele.
Jasper Cock, coautor do estudo, em resposta ao Terra, aponta que a poeira atmosférica não tem sido levada em consideração em estudos sobre o aquecimento global. “Demonstramos que a poeira desértica aumentou e muito provavelmente agiu levemente contra os gases estufa, isso vem faltando nos modelos climáticos atuais”.
Para exemplificar o problema ele exemplifica com um carro em aceleração. Se um carro que está acelerando estiver continuamente freando, a velocidade continua estável. Caso o freio seja interrompido, a aceleração será maior.
Aumento das temperaturas
A temperatura do planeta aumentou 1,2°C desde a Revolução Industrial. Os pesquisadores apontam que caso não fosse a areia na atmosfera, o planeta poderia estar até um décimo mais quente. Apesar de parecer pouco, já nos deixa muito mais próximos do aquecimento global de 1,5°C que os cientistas estimam ser perigoso.
Para fazer as medições do nível de poeira na atmosfera, os cientistas usaram de satélites quanto cálculos feitos em terra. As justificativas do aumento são ventos mais intensos, desgaste do solo e mudanças no uso da terra.
Até então os pesquisadores não sabem como as tempestades vão se comportar nos próximos anos e consequentemente o nível de areia na atmosfera e aquecimento global.
Fonte: Olhar Digital
Comentários