Os influenciadores digitais são uma das principais fontes de publicidade da atualidade. Porém, este mercado é considerado muito novo e as regras para os anúncios em perfis pessoais em redes sociais ainda não são extremamente claras.
Pensando nisso, o Departamento de Assuntos do Consumidor da Índia lançou algumas normas para regulamentar essas publicidades a fim de encerrar práticas comerciais desleais e até promoções enganosas.
Os influenciadores digitais deverão seguir a Lei de Proteção do Consumidor e tornar toda e qualquer publicidade clara, ou seja, as postagens devem ser identificadas como propaganda.
Criadores de conteúdo que não cumprirem as diretrizes podem receber multas de até 1 milhão de rúpias – cerca de R$ 65 mi. Reincidentes podem receber uma penalização de 5 milhões de rúpias, aproximadamente R$ 320 mil.
O governo indiano está buscando realizar parcerias com as empresas de tecnologia para conseguir monitorar os influenciadores digitais que não cumprirem as regras.
Como os influenciadores digitais ganham dinheiro?
Você sabe o que é um influenciador digital? A carreira é extremamente nova, mas já é almejada por muitas pessoas e é até possível dizer que virou o sonho de profissão de diversas crianças do Brasil e do mundo.
O famoso “influencer” pode ser considerado um indivíduo que possui um público fiel que o acompanha em seus canais online, principalmente as redes sociais. Essa personalidade, em tese, possui a capacidade de influenciar seus seguidores, seja para um novo estilo de vida ou para comprar alguns produtos, por exemplo.
Porém, esses profissionais não estão presentes na vida das pessoas com intuito único de anunciar produtos e novos estilos de vida, isso acaba se tornando uma consequência. É possível dizer que quem trabalha como influenciador digital também trabalha como criador de conteúdo, ou “creator”.
Clique aqui para saber mais sobre como a nova profissão está movimentando o mercado de publicidade.
Fonte: Olhar Digital
Comentários