Há um novo recordista em São Januário. O atacante Rayan, de 16 anos, deixou a disputa da Copa São Paulo direto para o Campeonato Carioca, entrou em campo, e quebrou um recorde estabelecido por Andrey Santos há menos de dois anos.
Rayan, que é filho do ex-zagueiro Valkmar, campeão Brasileiro em 2000 pelo Cruz-maltino, é agora o jogador mais jovem a vestir a camisa do clube como profissional. O recorde foi estabelecido aos 16 anos e cinco meses de vida, cinco meses mais jovem que Andrey, quando estreou em 2021.
Para quem não acompanha a categoria de base do Vasco, a aparição de Rayan pode ser surpreendente, mesmo no contexto que o time aposta na base e nos reservas neste início de estadual. Rayan, porém, já chama a atenção na base há um bom tempo, acostumado a jogar com garotos acima de sua idade.
No início de 2022, mesmo com 15 anos, Rayan já era a principal referência da categoria sub-17. Na temporada, o atacante marcou 31 gols entre sub-17 e sub-20, mais do que qualquer outro jogador da base vascaína. Em junho, a promessa foi destaque no programa De Olho nas Crias.
Junto de Rayan e Andrey Santos, ainda compõe o top-5 de jogadores mais jovens a jogar pelo Vasco Paulinho, Talles Magno e Philippe Coutinho. Em proporções diferentes, todos alcançaram um sucesso meteórico, foram vendidos para o exterior e chegaram, ao menos, na seleção brasileira de base.
Andrey Santos, neste momento, representa a seleção brasileira no Sulamericano Sub-20, como um dos principais nomes, além de ter rendido milhões ao Vasco neste ano em uma transferência para o Chelsea. Paulinho, hoje no Atlético Mineiro, foi vendido, antes de sequer completar 18 anos, para o Bayer Leverkusen e foi campeão olímpico com a seleção. Talles Magno foi vendido em 2021 para o Grupo City, joga na MLS, e foi campeão mundial sub-17.
O nome de maior sucesso entre todos é o de Phillipe Coutinho. Único a entrar no ranking acima dos 16 anos, Coutinho também é de outra época: estreou em 2009. Com tantas referências boas, Rayan traça a partir de agora seu próprio caminho pelo Vasco, difícil, porém, será tirar o peso de uma marca tão prodigiosa.
Fonte: Ogol
Comentários