A SpaceX e a NASA planejam fazer o lançamento da missão Crew-6 no dia 26 de fevereiro, que anteriormente estava programada para acontecer em meados do mesmo mês. Ela será lançada em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) e levará quatro tripulantes de três países diferentes, para uma estadia de seis meses.
Os quatro tripulantes da Crew-6 viajarão a bordo da espaçonave SpaceX Dragon Endeavour que será lançada a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, usando um foguete Falcon 9.
Tripulação da Crew-6
Os tripulantes da Crew-6 são dois astronautas da NASA, Stephen Bowen e Woody Hoburg, um cosmonauta da Roscosmos, Andrey Fedyaev, e um tripulantes do Emirados Árabes Unidos, o Sultan Al Neyadi.
Os primeiros anúncios para a realização da missão foram os astronautas da NASA, em 2021. Em julho de 2022, Fedyaev foi incluído como parte de um acordo de troca de tripulação entre a Agência Espacial Norte Americana e a Roscosmos. No mesmo mês Sultan Al Neyadi foi anunciado.
O assento de Al Neyadi veio depois de um acordo entre a NASA e a empresa Axiom Space, sediada em Houston. “Para garantir a presença contínua dos EUA a bordo da Estação Espacial Internacional, a NASA assinou um contrato em 2021 com a Axiom Space para pilotar um astronauta da NASA em uma rotação da Soyuz em troca de um assento em uma futura espaçonave comercial dos EUA” escreveu a NASA em um comunicado.
Em um acordo de 2022 com o Centro Espacial Mohammed bin Rashid dos Emirados Árabes Unidos, a Axion Space vai levar o Sultan Al Neyadi para a ISS na Crew-6.
Voos tripulados da SpaceX
A missão Crew-6 é o sexto voo realizado pela SpaceX que levará tripulantes em direção à ISS para a NASA, no entanto é a nona viagem orbital tripulada da empresa.
Além das cinco primeiras missões Crew, a SpaceX realizou um voo de teste em 2020, a Demo 2,e a missão Ax-1 em 2022, ambas em direção ao laboratório orbital. A empresa de Elon Musk também realizou a Inspiration4, uma missão privada para a órbita terrestre em 2021.
Fonte: Olhar Digital
Comentários