Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_img
InícioESPORTESRetorno da Bundesliga: Qual o cenário após dois meses de campeonato parado?

Retorno da Bundesliga: Qual o cenário após dois meses de campeonato parado?

spot_img

A última das grandes ligas europeias que faltava, enfim, está de volta. A Bundesliga vê a bola rolar após mais de dois meses paralisada, entre a já habitual pausa de final de ano e a Copa do Mundo, que acabou por prolongar o período sem futebol na elite alemã. O jogo que marca o retorno já é logo entre duas potências, o RB Leipzig e o Bayern, como sempre, o líder da disputa.

Usualmente, a Bundesliga chega em meados de dezembro com seu primeiro turno finalizado. Nesta temporada, porém, isso não aconteceu e ainda faltam duas rodadas para o campeonato chegar em sua metade. A 16ª rodada será aberta nesta sexta-feira, às 19h30, com o Bayern visitando a casa do Leipzig.

Apesar da indiscutível monotonia na briga pelo título alemão, que há 10 temporadas seguidas tem os bávaros comemorando no final, há outras disputas que aquecem o campeonato. Com o Bayern à parte, o campeonato é achatado e não existe aquele limbo de meio de tabela recheado de clubes que não brigam por nada, nem rebaixamento, nem classificação para as competições da Uefa. Na Bundesliga (quase) tudo está em aberto.

Hoje, o líder Bayern tem quatro pontos de vantagem para o segundo colocado Freiburg. Os bávaros contam com uma campanha quase irretocável, com 10 vitórias, quatro empates e uma única derrota, sofrida para o Ausburg em setembro.

A diferença de pontos na liderança, porém, não chega a ser das maiores se comparado com as demais grandes ligas europeias. Na Premier League, por exemplo, o Arsenal descolou do pelotão e tem oito de vantagem para o Manchester City; na Itália, o Napoli tem ainda mais conforto, com nove pontos de frente para o Milan. Apenas na Espanha e na França que os líderes de momento têm vantagens menos confortáveis: Barcelona e PSG lideram com três pontos a mais que os segundos colocados.

Clubes da Bundesliga têm direito a sete vagas em competições europeias: quatro na Liga dos Campeões, duas na Liga Europa e uma na Conference League. No momento, o grupo de classificados seria Bayern, Freiburg, Leipzig e Frankfurt (Champions); Union Berlim e Borussia Dortmund (Liga Europa); Wolfsburg (Conference League).

A briga mais aquecida é mesmo por uma vaga na Liga dos Campeões. Entre o vice-líder Freiburg e o sexto colocado Dortmund, a diferença é de apenas cinco pontos. Os aurinegros, inclusive, podem ultrapassar Leipzig e Frankfurt já nesta rodada, caso vençam o Ausburg – o adversário vem em péssima fase, sem vencer há sete jogos. Até o nono lugar, ocupado hoje pelo Werder Bremen, é possível ver candidatos fortes às vagas da Uefa.

Entre as grandes ligas da Europa, a que mais rebaixa seus gigantes, sem dúvidas, é a Bundesliga. Apenas num passado recente, Hamburgo, Werder Bremen, Stuttgart e Schalke 04 estiveram na segunda divisão. Os Azuis Reais, por sinal, vivem uma missão bastante complicada de evitar o retorno para a divisão inferior apenas um ano depois de ter subido.

O Schalke é hoje lanterna da Bundesliga, com nove pontos. O clube chegou a ter sete derrotas seguidas entre setembro e novembro, o que acabou por afundá-lo na última posição, com diferença de cinco pontos para o primeiro clube fora do Z3.

Apesar do Schalke ser quem está atolado na última posição, o clube é um extremo pelo lado negativo, assim como o Bayern o é pelo aspecto positivo. O Z3 ainda é composto por Bochum e Stuttgart, que têm pouca diferença de pontos para os clubes fora da zona de rebaixamento. Do 16º colocado Stuttgart para o 10º Mainz, a diferença é de apenas cinco pontos.

A lição que fica, para este retorno da Bundesliga, é que por lá tudo pode mudar jogo após jogo. Quem numa rodada está no meio da tabela, dias depois pode estar no grupo da Champions (ou na zona de rebaixamento). A única coisa por lá que dificilmente muda são os extremos.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img