O youtuber Jonatan Santos foi preso após gravar um vídeo simulando um assalto em Santa Catarina. O influenciador gravava um vídeo com armas de airsoft próximo a clube de tiro em Balneário Camboriú e foi detido por atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

De acordo com a Polícia Militar, moradores do bairro Nova Esperança ligaram para o 190, pois acreditavam que a situação causada pelo youtuber de 3,5 milhões de inscritos se tratava de um assalto com fuzil. 

O comando da PM deslocou todas as viaturas e motocicletas policiais do 12° batalhão para o local. Uma aeronave da Polícia Militar também foi destinada à ocorrência para realizar um cerco ao suposto assaltante. 

A denúncia feita por moradores afirmou que os criminosos teriam fugido em uma caminhonete. A PM realizou buscas durante cerca de 30 minutos e encontrou o veículo em uma casa no mesmo bairro. 

Segundo a PM, o trabalho chegou a contar com mobilização de equipes de Itapema e Itajaí, na mesma região, que chegaram a fazer barreiras na BR-101 para interceptar os supostos criminosos. 

O youtuber revelou à PM que tudo se tratava de uma brincadeira e uma gravação de vídeo para seu canal do YouTube. O criador de conteúdo, no entanto, foi detido e as armas de airsoft foram apreendidas. 

De acordo com a Polícia Civil, o youtuber foi detido pelo artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que aponta ilegalidade ao “praticar qualquer ato capaz de causar pânico ou tumulto”. 

O escritório de advocacia que representa Jonatan Santos revelou que ele foi posto em liberdade após audiência de custódia.