As grandes estruturas de data center precisam de grandes quantidades de energia para poderem operar. Mesmo após muitas melhorias em eficiência energética terem surgido no segmento nos últimos anos.
Nesse sentido, a chegada de um data center de 475 megawatts movido a energia nuclear é considerada muito bem-vinda em tempos de descarbonização tecnológica. Ele está sendo criado pela empresa Cumulus Data, no estado norte-americano da Pensilvânia.
Marcos importantes na construção da Fase 1 do projeto chamado Susquehanna foram concluídos. Isso significa que um espaço de 48 megawatts no data center está disponível para locação.
Energia limpa para ajudar na pegada de carbono dos clientes
Quando estiver concluída, a estrutura nuclear de data center será a primeira do tipo nos Estados Unidos. A ideia da empresa é oferecer a taxa de energia mais atraente do país, ao passo que oferece aos clientes a oportunidade de reduzir suas próprias pegadas de carbono.
No foco da Cumulus Data, também está a geração de empregos sustentáveis na região onde está sendo instalada a estrutura, além de oferecer treinamento em tecnologia para empresas vizinhas da Pensilvânia. Futuramente, a ideia é replicar esse modelo de data center em outros locais do país.
Atualmente, a energia nuclear gera 50% da eletricidade livre de carbono dos Estados Unidos e 20% da eletricidade total norte-americana. Todas as 55 usinas nucleares do país, segundo dados apresentados pela Cumulus Data, evitam emissões de carbono semelhante ao emitido por 100 milhões de veículos de passageiros por ano.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários