Atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza iniciou a sua trajetória em busca do bicampeonato seguido com uma vitória tranquila diante do Campinense, que pouco levou perigo. O 2 a 0 foi construído com gols de Hércules, o primeiro da competição, e Silvio Romero.
O Fortaleza está no Grupo A da Copa do Nordeste e larga com 3 pontos, assim com o Vitória. Ainda restam muitos jogos na rodada inagural. Na segunda rodada, o Tricolor Cearense visita o ABC. Ja o Campinense recebe o Sport.
O Fortaleza já conseguiu uma boa primeira chegada no primeiro minuto de jogo, quando Yago Pikachu aproveitou cruzamento, bateu forte e Otávio defendeu em dois tempos. O Tricolor controlou as ações do jogo nos primeiros minutos, mas aos poucos, o Campinense conseguiu fechar os espaços e evitar ceder mais oportunidades de gol.
O Tricolor teve problemas criativos, mas com uma linha alta de marcação recuperou a bola a todo instante, ainda comandando as ações e com uma postura bastante propositiva e evitando qualquer ação do Campinense. O grande problema foi finalização, o que só voltou a acontecer aos 28, novamente com Pikachu, que bateu cruzado e parou em excelente defesa de Otávio.
Uma nova chance voltou a acontecer aos 31, quando Pedro Rocha recebeu dentro da área, girou contra a marcação para finalizar e ser mais um a parar em Otávio. O Campinense conseguiu responder logo em seguida, quando Guilheme Escuro finalizou de longe, para fora, mas com algum perigo. A partir daí, o jogo ficou mais intenso, com boas chegadas ao ataque.
A reta final do Fortaleza foi grande. Aos 40, em cobrança de falta, Lucas Esteves bateu com força e a bola saiu muito perto do travessão, tocando no lado de fora da rede. Então nos acréscimos, aos 48, Hércules recebeu de Caio Alexandre já dentro da área e finalizou com força para vencer Otávio e colocar o Tricolor em vantagem. Foi o primeiro gol da Copa do Nordeste 2023.
O cenário para a segunda etapa foi parecido, com o Fortaleza trocando passes e o Campinense mais recuado. A primeira chegada foi aos 4, quando Lucas Esteves finalizou de primeira após cobrança de escanteio, mas direcionou errado. O segundo gol quase saiu aos 11, com Pikachu, que mais uma vez aproveitou cruzamento para atacar pela direita, mas dessa vez cabeceou para fora.
O Fortaleza fez algumas mudanças para oxigenar o seu ataque. Com amplo domínio das ações ofensivas, não demorou a ampliar. Aos 20, a zaga do Campinense vacilou e deixou Silvio Romero livre para receber dentro da área. O centroavante argentino bateu de primeira e superou o goleiro para marcar o segundo.
O jogo seguiu de uma equipe só, com o Campinense sendo completamente inofensivo e mal chegando ao campo de ataque. O Fortaleza mais administrou do que acelerou e parou de criar tanto. A Raposa só foi finalizar aos 29, com Railan, pela direita, mas sem dar muito trabalho a Fernando Miguel, que caiu bem para defender.
Já na reta final, o Campinense conseguiu trocar passes no campo de ataque, mas pecou bastante na criação. Mas o Fortaleza que quase voltou a marcar, quando aos 40, Zé Welison emendou um chute forte de longe e Otávio fez grande defesa. Pouco depois, aos 45, Lucas Esteves chegou livre na área para aproveitar cruzamento de Dudu, mas mandou para fora. O apito final confirmou a vitória cearense.
Fonte: Ogol
Comentários