O chatbot com inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT, está causando dores de cabeça ao Google. Para concorrer com esse serviço de IA, a empresa pode estar fazendo planos para desenvolver seu próprio serviço.
Um chatbot do Google?
No mês passado, algumas especulações apontaram que executivos do Google estão preocupados com um investimento pesado em tecnologias de IA e uma implementação apressada poderia prejudicar a reputação da empresa. No entanto, o Google anunciou a demissão de 12.000 funcionários nesta manhã (20) e o CEO da gigante de buscas, Sundar Pichai, declarou que um dos focos do momento será criar mecanismos com IA.
Além disso, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, estão oferecendo conselhos aos líderes da empresa, aprovando planos e lançando ideias enquanto se reúnem com executivos para falar sobre o ChatGPT. Segundo o Times, o reengajamento dos fundadores em pensamentos para a companhia ocorre a convite do próprio Sundar Pichai.
Uma demonstração da pesquisa do chatbot garante que o Google vai priorizar “acertar os fatos, garantir a segurança e se livrar da desinformação”, na esperança de contornar a questão da IA responder às consultas com informações incorretas. Nesse meio tempo, a empresa também trabalha em formas de acelerar os processos de revisão que verificam a tecnologia para observar se ela está operando de maneira ética e justa.
Entre os novos produtos que estão nos planos do Google para serem lançados, estão um estúdio de geração de imagens – para criar e editar fotos -, um app que experimenta protótipos de produtos e um conjunto de ferramentas que outras empresas poderiam utilizar para criar outros protótipos de IA. Essas ferramentas estão sendo apresentadas por um painel de executivos, incluindo o líder do departamento de pesquisa e IA da companhia, Jeff Dean.
Apesar das pesquisa do Google envolvendo IA serem tão avançadas quanto a de outras empresas tech, a companhia apenas testou softwares com proteções particularmente restritivas. Nos últimos anos, a gigante de buscas tem sido cautelosa quando se trata do lançamento de novos produtos de inteligência artificial, especialmente devido aos debates sobre ética da tecnologia.
Com isso, a nova orientação do Google parece ter sofrido alterações e o ChatGPT definitivamente pode ter despertado essas mudanças. A empresa está buscando novas estratégias e nesse sentido, revisando suas táticas para lançamentos com IA.
O ‘boom’ do ChatGPT foi tão grande que ferramentas já foram criadas para detectar a presença da IA em textos. Confira quais são elas.
Informações via The Verge.
Fonte: Olhar Digital
Comentários