O Guinness World Records anunciou um novo recordista. Um cachorro foi considerado o cachorro mais velho do mundo. O recorde é não só do animal da espécie mais velho vivo, como também da história.
A raça do cachorro também é conhecida como rafeiro-do-Alentejo, e geralmente vivem apenas entre 12 a 14 anos. Mas Bobi está há alguns meses de completar seus 31 anos, ele nasceu em 11 de maio de 1992.
O anúncio de Bobi como o cachorro mais velho vivo veio uma semana depois do Guinness anunciar Spike, um chihuahua de 23 anos. Já o de mais velho da história, o título foi tomado de um cão pastor australiano, Bluey, que viveu 29 anos e 150 dias (1910-1939), depois disso nenhum cachorro verificado chegou a viver tanto assim.
Dieta de um recordista
Segundo o tutor de Bobi, ele nunca foi muito de comer ração. Leonel Costa, que tinha apenas 8 anos quando o cachorro nasceu conta que o cachorro sempre preferiu por comida humana
O que a gente comia, eles comiam também. Entre uma lata de ração ou um pedaço de carne, Bobi não hesita e escolhe a nossa comida
Leonel Costa, em resposta ao Guinness World Records
O cachorro também bebe muita água, cerca de um litro por dia, de acordo com o tutor. E ele acredita que esse hábitos contribuíram muito para a longevidade do animal.
Como é a vida de Bobi
Segundo Costa, a longevidade do cachorro também pode ser pouca de ele sempre ter vivido em um “ambiente calmo e tranquilo” e em um local “longe da cidade”. Bobi também nunca foi acorrentado ou preso em uma coleira.
Quando mais novo o cachorro gostava de passear livremente pelas florestas e fazendas ao redor da casa de Costa. Mas agora ele passa mais tempo no quintal por possuir dificuldades para andar.
Agora o cachorro também descansa mais que antes. Ele gosta de deitar após as refeições e nos dias frios se aquecer próximo a lareira.
Em 2018 o animal deu um susto em seus tutores, após desmaiar por falta de ar, ele precisou ser levado às pressas pro veterinário. Apesar disso, sua saúde é boa para um cachorro tão velho como ele.
No entanto, sua visão está um pouco prejudicada, e frequentemente Leonel percebe o cachorro esbarrando em objetos da casa.
Reconhecimento do recorde
Para verificar a idade do cachorro, o Guinness World Record checou os registros do animal junto ao Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria.
Além disso, também foi verificado o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), um banco de dados de animais de estimação autorizados pelo governo português e administrado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários