A página do Curiosity no Twitter anunciou na quinta-feira, 2, que um novo meteorito metálico foi encontrado em Marte enquanto o rover da NASA explorava o planeta.
A rocha é muito semelhante a outras já encontradas na mesma cratera, e a equipe da missão acredita que existam dúvidas acerca da origem delas.
A rocha à nossa frente é um dos vários blocos de cor escura nesta área que parecem vir de outro lado e que estamos a chamar de ‘pedras estrangeiras’. As nossas investigações ajudarão a determinar se este é um bloco de outro lado em Marte que apenas erodiu de uma forma interessante ou se é um meteorito
Equipe da Curiosity, em comunicado
Missão Curiosity
O Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012, em Gale. A cratera possui cerca de 154 quilômetros de largura e o rover pousou por lá em uma missão para determinar se ela poderia ter abrigado vida algum dia.
Apesar de não ser uma missão destinada a procurar vida marciana, a Curiosity conseguiu mostrar que sim. No passado, a cratera abrigava um grande lago e um rio que eram potencialmente habitáveis. A água nesses locais provavelmente existiu por milhões de anos, tempo o suficiente para que a vida microbiana tivesse iniciado.
O rover está desde setembro de 2014 subindo o Monte Sharp, com 5,5 quilômetros de altura que se ergue no centro da cratera. Nessa escala, o Curiosity encontrou recentemente depósitos ricos em sulfato formados em condições de seca.
O estudo dessas rochas de sulfato pode permitir que os cientistas estimam como e quando Marte deixou de ser um planeta úmido e quente para se tornar seco e gelado como é atualmente.
Durante seus um pouco mais de dez anos em Marte, o rover já andou cerca de 29,5 quilômetros e já encontrou uma série de meteoritos. A página do Curiosity também relembrou na quinta-feira algumas das rochas encontradas nos últimos anos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários