O empate entre Athletico e Coritiba pelo Campeonato Paranaense ganhou a atenção nacional pela confusão generalizada nos minutos finais do clássico, que terminou empatado em 1 a 1. O que pode ter passado despercebido, porém, é que o resultado foi garantido por mais um gol de Pablo, agora vice-artilheiro entre os jogadores dos clubes da Série A.
Pablo, de 30 anos, vive seu melhor começo de temporada da carreira. Até aqui, em 2023, são seis jogos e seis gols, além de uma assistência, desempenho que já representa metade dos gols que marcou em cada ano das últimas três temporadas. Em igual número de jogos, a melhor performance anterior do jogador foi o de 2018, seu ano mais artilheiro (18 gols), quando marcou três gols nas seis primeiras partidas que participou.
A excelente média de um gol por jogo que Pablo carrega neste momento, alavancada por um hat-trick logo no jogo de estreia, é também um número “ingrato” para o atacante sustentar. Na carreira, Pablo tem média bastante inferior, de apenas 0,24 gol/ jogo, ou algo como um gol a cada quatro jogos. Na melhor temporada da carreira, há cinco anos, a média foi ligeiramente superior, de 0,35.
Neste momento, Pablo é o vice-artilheiro entre os jogadores de clubes que disputarão a Série A desta temporada. Apenas Luisito Suárez colocou mais bolas na rede que o jogador do Furacão – foram sete em cinco jogos.
Na cola de Pablo está, provavelmente, a dupla de ataque mais poderosa do futebol brasileiro. Pedro e Gabriel Barbosa, do Flamengo, têm cinco gols, ambos com média de um gol por jogo, e poderiam até ter mais tentos caso o Rubro-negro não estivesse mesclando o time no início do estadual com foco no Mundial de Clubes.
Ainda na Série A, a maior parte dos clubes têm seus artilheiros com número na casa de três gols. Isso se repete em oito equipes: Gabriel Pec e Pedro Raul (Vasco); Ricardo Goulart e Biel (Bahia); Raphael Veiga (Palmeiras); Cano (Fluminese); Hulk (Atlético Mineiro); Thiago Galhardo (Fortaleza); Galoppo (São Paulo); e Isidro Pitta (Cuiabá). Quem sofre com a falta de gols até aqui é o Santos, segundo pior ataque do Campeonato Paulista, sem um jogador que tenha feito mais de um gol na temporada.
Fonte: Ogol
Comentários