A internet é cada vez mais presente na vida dos brasileiros, mas com as facilidades do mundo digital, aumentam também as possibilidades de golpes. No Dia Internacional da Internet Segura, a plataforma de vendas OLX e o AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapearam as principais fraudes e dados sobre golpes no Brasil em 2022.
O estudo aponta que o golpe da compra confirmada é o primeiro da lista, com 57% dos casos e aumento de 75% em relação a 2021. Falso anúncio está em segundo lugar, com 37% dos casos e aumento de 52% em relação ao ano anterior. Roubo de dados fecha o Top 3, com 6%. Apesar do baixo percentual, em 2022, houve uma tentativa por minuto.
De acordo com o levantamento, o prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2022 foi de cerca de R$ 551 milhões, sendo os eletrônicos os mais visados. Smartphones estão na ponta de cima dos produtos mais buscados para fraudes, representando 45%.
Os iPhones são os mais objetivados, com 72% dos casos na categoria. Videogames ficaram em segundo lugar, com 16%, sendo que os PlayStations são os preferidos dos golpistas, em 65% dos golpes. PCs se posicionaram em terceiro lugar, com 15%.
Perfil das vítimas
A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (74%), ante 26% de mulheres. 72% das vítimas têm até 31 anos. A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o Estado de São Paulo liderando com 37%, seguido por Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (8%).
“Aliar tecnologia com educação digital do usuário é a chave para ter um ambiente digital mais seguro. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda online para aplicar a engenharia social e enganá-los. Da mesma maneira que adotamos práticas seguras ao sair na rua, devemos fazer o mesmo no ambiente virtual.”
Beatriz Soares, diretora de Produto da OLX
Comportamento do fraudador
Ao contrário da imagem que se tem dos golpistas, eles não agem sozinhos e nem desorganizadamente. Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados de pessoas reais) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios falsos ou com abordagens para a compra de itens anunciados por clientes legítimos.
“Os fraudadores costumam ser extremamente organizados e estão a todo instante buscando fragilidades de sistemas e momentos de desatenção dos consumidores para aplicarem golpes e escalarem seus ganhos. Obviamente que cabe às empresas a proteção das transações e da identidade de seus clientes, porém, é de extrema importância a conscientização dos usuários quanto às práticas fraudulentas hoje em curso, até mesmo para que se protejam delas.”
Diana Herrera, gerente de Growth do AllowMe
A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude realizadas com dispositivos comprometidos, sejam eles celulares ou computadores. Em geral, estes aparelhos são assim identificados por estarem vinculados a série de perfis, por recorrerem a técnicas para mascarar a sua identidade e/ou localização, ou, ainda, por terem sido utilizados em fraudes anteriores.
Ainda segundo o levantamento, no último ano, 83% das transações foram realizadas via celulares – dessas, 1% foi identificada como tentativa de fraude.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022, em base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Conheça os principais golpes e como se proteger
Compra confirmada
O golpe da compra confirmada é atualização do antigo golpe do envelope vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, o fraudador faz falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder.
Como se prevenir: Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Anúncio Falso
O fraudador insere o anúncio de produto nas plataformas de compra e venda para atrair as vítimas. Muitas vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto.
Como se prevenir: Utilize modalidades de compra garantida das plataformas, que possibilitam reaver o valor pago em casos como esse. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.
Roubo de Dados
Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para garantir a privacidade dos dados.
Como se prevenir: Nunca compartilhe dados pessoais ou senhas, mantenha as conversas pelos sites das plataformas.
Imagem destacada: Creativa Images/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
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