O Google demonstrou seus últimos avanços na pesquisa de Inteligência Artificial (IA) em um evento ao vivo em Paris nesta quarta-feira (8). Entre eles estão demonstrações relacionadas ao Bard, novo rival do ChatGPT, e o uso de IA no sistema de buscas do Google, além de novidades relacionadas ao Multisearch.
O Google disse que está lançando novos recursos de pesquisa e mapas alimentados por inteligência artificial, incluindo maneiras de fazer perguntas com imagens. A unidade da Alphabet disse estar planejando construir essa tecnologia como a do ChatGPT nos resultados de pesquisa para fornecer respostas textuais mais longas a consultas complexas sem uma única resposta correta. Esse recurso será lançado quando o Google estiver confiante na qualidade das respostas fornecidas pela IA, disse a empresa.
Por enquanto, os recursos do Bard, novo rival do ChatGPT, são bem limitados em comparação ao anúncio da Microsoft ontem do “novo Bing”, que a empresa demonstrou extensivamente para a imprensa e ofereceu acesso limitado ao público.
Uma demonstração do Google que chamou a atenção foi quando a companhia mostrou como usará IA generativa no futuro para resumir informações da web. Na demonstração, a empresa mostrou uma busca pela pergunta “quais são as melhores constelações para procurar enquanto observa as estrelas?” com uma resposta gerada por IA destacando algumas opções importantes e como identificá-las.
Estamos indo além da noção tradicional de pesquisa para ajudá-lo a entender as informações de novas maneiras. Novos recursos generativos de IA nos ajudarão a organizar informações complexas e vários pontos de vista diretamente nos resultados de pesquisa. Com isso, você poderá entender rapidamente o quadro geral e explorar diferentes ângulos.
Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google
Outro recurso anunciado pelo Google na quarta-feira expandirá a capacidade dos usuários de consultar o mecanismo de pesquisa com base em imagens e vídeos que estão vendo em seus telefones se usarem o sistema operacional Android do Google, permitindo que um usuário identifique, digamos, um ponto de referência local.
Em relação ao Multisearch, ferramenta apresentada pelo Google em 2022 capaz de combinar texto e imagens em pesquisas, ela será disponibilizada globalmente a partir desta quarta-feira. O lançamento vale para em todos os países e idiomas compatíveis com o Google Lens.
Novidades no Google Maps
A empresa também disse que está lançando um recurso que permite aos usuários do Google Maps explorar representações tridimensionais de destinos, como o interior de um restaurante, extrapolados por IA a partir de fotos bidimensionais comuns. E disse que está ampliando a disponibilidade de um recurso que permite aos usuários pesquisar mapas para empresas locais, apontando o telefone para a área próxima.
Temos muito trabalho árduo e empolgante pela frente para incorporar essas tecnologias em nossos produtos e continuar trazendo o melhor da IA do Google para melhorar a vida das pessoas.
Sundar Pichai, presidente-executivo da Alphabet (via WSJ)
Fonte: Olhar Digital
Comentários