Durante um evento realizado nesta quarta-feira (8) em Paris, o Google anunciou atualizações para o Maps. As novidades incluem novos recursos de inteligência artificial que trarão uma visualização imersiva, Live View e recursos para motoristas de veículos elétricos (EV).

Visualização Imersiva

O anúncio mais impressionante feito pela empresa foi o Immersive View, ou Visualização Imersiva, que ajudará os usuários a planejarem visitas a novas cidades. Informações úteis sobre o local, como clima e trânsito, também poderão ser visualizadas.

Visualização imersiva
(Imagem: Google)

O recurso combinou bilhões de imagens feitas pelo Street View e imagens aéreas para visualizar modelos 3D da região que o internauta deseja explorar. Além disso, a Visualização Imersiva permitirá navegar dentro do estabelecimento que o usuário deseja conhecer.

O Google explica que essas imagens realistas foram construídas com campos de radiância neural (NeRF), uma técnica de IA que transforma as imagens em 3D.

“Com o NeRF, podemos recriar com precisão todo o contexto de um lugar, incluindo sua iluminação, a textura dos materiais e o que está no fundo” disse Chris Phillips, vice-presidente e gerente geral no Google.

A Visualização Imersiva já está funcionando em Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio.

Exploração com realidade aumentada

O Live View (visualização ao vivo) ganhou melhorias de realidade aumentada, o que facilita a busca de diversos estabelecimentos próximos – como caixas eletrônicos, restaurantes, parques e estações de metrô – enquanto aponta a câmera do smartphone ao seu redor.

Live View
(Imagem: Google)

O Google também anunciou que vai expandir nos próximos meses o Live View interno em mais de 1.000 novos aeroportos, estações de trem e shoppings em Barcelona, Berlim, Frankfurt, Londres, Madri, Melbourne, Paris, Praga, São Paulo, Cingapura, Sydney e Taipei.

Esse recurso permite encontrar uma loja e local de embarque em estações e aeroportos.

Novidade para motoristas de veículos elétricos

O novo recurso Glanceable Directions (ou Direções Visualizáveis) facilitará que usuários vejam as rotas enquanto dirigem sem precisar desbloquear seu smartphone. O recurso também está disponível para quem desejar realizar trajeto caminhando ou pedalando.

Google Maps visualização de estações de carregamento
(Imagem: Google)

O Maps também mostrará pontos de recarga de veículos elétricos e irá sugerir qual o melhor lugar para a isso – com base no tráfego da região e nível de bateria que o veículo precisa.

Também serão apresentadas no mapa estações de carga de 150 quilowatts, que permitem o carregamento em menos de 40 minutos.

Com informações de Google

Imagem destaque: BigTunaOnline / Shutterstock.com