Na noite desta terça-feira (7), a PSN, serviço online da Sony para consoles PlayStation, passou por instabilidades, segundo o reporte de diversos usuários.

O problema que é a situação não ocorreu com o recurso de jogar online ou com a PlayStation Store, mas, sim, com os jogos offline. Os gamers alegaram que os servidores da PlayStation Network não estavam conseguindo validar os jogos.

O que isso significa?

Quando você adquire um jogo online, automaticamente, a Sony registra ele ao seu usuário, de modo que ela saiba que você comprou o game e tem direito a jogá-lo.

Contudo, com a queda nos servidores da PSN, esta validação necessária para o jogador abrir o game não estava acontecendo, impedindo os usuários de acessarem seus próprios jogos.

Reclamações nas redes sociais

Em todo o mundo, várias pessoas foram ao Twitter reclamar do problema. A princípio, muitos acharam ser algo relacionado ao “Hogwarts Legacy”, somente, o que foi invalidado por outros usuários.

O site Downdetector, que reúne reclamações de usuários de diversos serviços, acusou pico de reclamaçõesem cima da PSN por volta das 19h30 (horário de Brasília). Veja:

Downdetector detectou pico de reclamaçõs com a PSN entre 19h e 20h (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

A Sony confirmou o problema, tanto no PS4 como no PS5. Além disso, vale salientar que o problema não teria afetado os games de mídia física, pois o console não precisa acessar os servidores da PSN para validar a licença.

Sistemas estão normais

No momento de publicação desta matéria, a Sony indica que os servidores da PSN voltaram ao normal (veja abaixo). O Olhar Digital testou a PSN e, aparentemente, está tudo normal, de fato. O teste foi realizado em um PS5, ao analisar o status online do usuário, a PlayStation Store e o acesso ao jogo “FIFA 23”.

Sony acusa que os servidores estão normais (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Com informações de TecMundo

Imagem destacada: Ascannio/Shutterstock