No início do período Jurássico existiam diversas espécies parentes dos crocodilos modernos habitando os mares da Terra. Agora, pesquisadores encontraram dois novos fósseis desses antigos predadores, mas que guardam algum mistério: eles parecem meio soltos da árvore evolutiva.

Os fósseis foram encontrados no Reino Unido e no Marrocos e são os mais antigos desses predadores já vistos, mas segundo os pesquisadores os achados apontam que eles possuíam um ancestral que nunca foi descoberto.

O grupo dos crocodilos marinhos, cientificamente conhecidos como thalattosuchians era composto por diversas espécies que podiam chegar até 10 metros de comprimento. As espécies dos fósseis eram um pouco menor

Mesmo com muitas semelhanças com os crocodilos modernos, os cientistas não sabem dizer ao certo se o thalattosuchians é um grupo de animais irmão do crocodilo ou uma ramificação que aconteceu há milhares de anos atrás, mas com certeza eles não pertencem à ordem Crocodylia.

Fóssil do Reino Unido

O fóssil desenterrado no Reino Unido é o mais antigo entre os dois e possui cerca de 185 milhões de anos. A espécie recebeu o nome de Turnersuchus hingleyae e os pesquisadores acreditam que outros parentes do animal ainda podem ser encontrados.

A partir da análise morfológica do fóssil encontrado, os cientistas acreditam que os ancestrais dos thalattosuchians surgiram a cerca de 200 milhões de anos atrás, no final da Era Triássica, nessa mesma época surgiram os primeiros crocodilianos.

Os pesquisadores acreditam que o crocodilos marinhos apareceram pela primeira vez no Triássico e sobreviveram à extinção em massa do final do período. Os cientistas esperam encontrar fósseis desses animais que datam desse período para provar que eles são tão antigos assim.

Crocodilos marinhos no mundo

Já o fóssil encontrado no Marrocos, data do mesmo do achado no Reino Unido, mas não estava tão conservado quanto ele, o que impossibilitou que fosse definido a qual gênero ele pertence.

O achado no Marrocos é o único crocodilo marinho encontrado fora da Europa, e pode indicar que esses animais estavam espalhados pelo globo, diferente do que se pensava antes.

Agora, os pesquisadores precisam encontrar evidências dos ancestrais dos crocodilos marinhos, e mostrar que ele não surgiram do nada nos mares do planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!