Diversas agências espaciais possuem inúmeros planos para o futuro da Lua, entre eles a construção de uma base lunar no polo sul do satélite. Pensando nisso, a NASA está considerando a criação de gasodutos de oxigênio que serão muito úteis para missões futuras do projeto Artemis.
A ideia da construção do gasoduto que levará oxigênio para as regiões próximas ao polo sul lunar surgiu após Peter Curreri, diretor de ciências da Lunar Resources, explicar que a NASA pode enfrentar problemas para desenvolver rovers para transporte do gás.
Curreri apresentou a proposta dos gasodutos para o Instituto de Conceito Avançados (NIAC) da NASA. O projeto foi umas dos quatorze selecionados para receber financiamento para o desenvolvimento dos conceitos.
Polo sul da Lua
O polo sul da Lua é um local importante para permitir a exploração do satélite. Além de outros recursos, como o alumínio, ele possui gelo que pode ser usado para obter água e oxigênio. Ambos podem ser usados tanto para respiração humana, quanto para a criação de combustíveis de foguete.
O projeto dos gasodutos de oxigênio foi chamado de Gasoduto do Polo Sul Lunar (LSPOP), e ligará o centro de extração de gelo na Lua da NASA às bases lunares. Outros países como a China e Rússia também demonstraram interesse na exploração do local.
O projeto inicial da NASA era transportar o oxigênio extraído do gelo para as bases lunares, através de rovers e tanques. No entanto, a agência tem encontrado dificuldade em engarrafar o gás comprimido ou liquefazê-lo para o transporte.
Além disso, o transporte de oxigênio por rovers exigiria muito mais energia do que é preciso apenas para extraí-lo. Dessa forma a construção dos dutos pouparia muito trabalho.
Protótipos e projeto
Espera-se que nos próximos meses, testes de diferentes protótipos sejam realizados pela pasta de recursos lunares da NASA.
Caso a NASA aprove a proposta dos gasodutos eles serão construídos em segmentos, antes de serem alocados na Lua, isso permitirá que as peças sejam montadas e preparadas separadamente. A aprovação ou não da proposta deve acontecer em breve, já que os os próximos passos da Artemis já estão com data marcada.
Fonte: Olhar Digital
Comentários