Uma nova modalidade de golpe do Pix simula o atendimento real prestado pelo Itaú e usa até músicas parecidas para ganhar a confiança das vítimas.

Os primeiros relatos surgiram esta semana nas redes sociais. Confira mais detalhes abaixo e saiba como identificar e se proteger da tentativa de fraude.

Como funciona o novo golpe do Pix?

Gerentes procurados pelas vítimas reconhecem o novo golpe, mas não sabem explicar como estão conseguiu acessar dados até então sigilosos.

Resposta do Itaú

Em nota, o Itaú informou o seguinte:

Caso receba ligação com esse tipo de abordagem ou esteja em dúvida sobre a veracidade do contato, o cliente deve desligar imediatamente e, a partir de outro aparelho telefônico, entrar em contato com a central de atendimento ou com seu gerente bancário

O banco acrescentou que não faz ligações pedindo transferências, documentos, senhas, dados cadastrais e financeiros.

Dicas de como se proteger

Clientes de outros bancos como Banco do Brasil, Inter e Santander também estão sendo afetados e alguns já perderam mais de R$ 25 mil.

Caí no golpe, e agora?

Desde novembro de 2021, começaram a valer as novas regras do MED, ou Mecanismo de Devolução Especial. A iniciativa foi criada pelo Banco Central (BC) justamente para ajudar vítimas de golpes envolvendo o Pix.

Imagem principal: fizkes/Shutterstock

Via: Uol

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!