A FIFA divulgou nesta quinta as treinadoras que concorrerão ao prêmio “The Best” na categoria de treinadora do futebol feminino. A sueca Pia Sundhage, treinadora do Brasil, está entre as indicadas. Ela disputa contra Sonia Bompastor (Lyon) e Sarina Wiegman (Inglaterra). A cerimônia do “The Best” acontece no dia 27 de fevereiro, em Paris.
Essa é a segunda vez que a técnica é indicada para premiação, em 2016 ficou no terceiro lugar. Ela é treinadora do Brasil desde 2019 e, em 2022, foi campeã da Copa América Feminina – seu primeiro título sob o comando da seleção brasileira. Na “versão antiga” do prêmio, Pia foi considerada a melhor treinadora do mundo em 2012, quando comandava os Estados Unidos e ainda foi finalistas nos anos de 2010, 2011 e 2013.
“Estou muito orgulhosa. Como todos sabem, isso é bom para a comissão técnica, e eu tenho que agradecer às jogadoras. Esse reconhecimento significa muito. Esse é o momento perfeito, porque nós começamos nossa jornada para a Copa do Mundo e este é um grande empurrão, para mim como técnica mas também para a comissão, para as jogadoras e também para a seleção brasileira”, disse a sueca em entrevista à CBF TV.
Fato curioso é que Pia enfrentará outra indicada, a holandesa Sarina Wiegman, treinadora da seleção da Inglaterra. As duas disputarão a ‘Finalíssima’, torneio que coloca frente a frente as campeãs sul-americanas e europeias, em Wembley, no dia 6 de abril.
Sarina Wiegman, venceu duas vezes (2017 e 2020) e foi terceira colocada ano passado. Ela concorre pela sexta temporada seguida e em 2022, levou a Inglaterra ao título da Eurocopa pela primeira vez. Sob seu comando, as “Lionesses” estão invictas: são 18 vitórias e quatro empates.
A francesa Sonia Bompastor se tornou a primeira mulher a ser campeã como jogadora e treinadora da UEFA Women’s Champions League. Se aposentou em 2013 e assumiu cargo diretivo no Lyon – clube pelo qual conquistou os dois títulos. No comando do time desde 2021, soma 60 jogos com 50 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Além dos dois títulos, conquistou também a Supercopa Francesa.
Fonte: Ogol
Comentários