Quando se fala em agências espaciais, imediatamente se pensa em Nasa. E não é para menos, afinal de contas, a agência dos Estados Unidos está em uma infinidade de filmes, séries, músicas e estampa até camisetas vendidas em lojas de departamento mundo afora. Mas, a Nasa está longe de ser a única agência espacial do mundo.
Ao todo, existem nada menos do que 72 agências espaciais governamentais ativas no mundo inteiro, além de uma que foi extinta, a da União Soviética. Porém, além da Nasa, apenas cinco podem realizar todas as etapas de um lançamento, a CNSA, da China, ISRO, da Índia, ESA, da União Européia, JAXA, do Japão, e a Roscosmos, da Rússia.
As demais, precisam de ajuda de outros países para conseguirem realizar suas missões, já que não têm a tecnologia necessária para realizar todas as etapas de um lançamento. Além disso, a ESA não é a agência de um país, mas de um bloco de países, a União Europeia, e congrega esforços de 22 nações da Europa.
O Brasil tem uma agência espacial?
Entre os países que possuem agências espaciais, está o Brasil, com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A AEB é uma autarquia ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal. A agência é responsável por coordenar o programa espacial do Brasil, além de operar a base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão.
Além de Alcântara, o Brasil tem outra base de lançamentos de foguetes, o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Esta base, inclusive, é mais antiga que Alcântara, tendo sido fundada em 1965, enquanto o centro de lançamentos do Maranhão só foi inaugurado em 1990.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários