A Bundesliga já chegou em sua segunda metade e a briga pelo título vai totalmente em aberto, pelo menos nos números. O líder Bayern vem com vantagem pouco confortável para o vice-líder Union Berlim (1 ponto) e Borussia Dortmud (3 pontos), porém por mais que a matemática tente animar, o histórico mostra que os bávaros quase sempre vencem.
Campeão das últimas 10 edições do Campeonato Alemão, o Bayern já viveu diferentes cenários na briga pelo título nos últimos anos. O atual, apesar de ter rivais na cola, nem chega a ser o pior.
Em 2018/19 e 2019/20, por exemplo, nesta mesma altura da disputa, o time de Munique ocupava a segunda posição, uma vez atrás do Leipzig e outra do Dortmund. Há quatro temporadas, por sinal, os aurinegros ofereceram o maior desafio entre todos esses títulos em sequência, chegaram a abrir sete pontos de vantagem, mas perderam o troféu ao saírem da liderança seis rodadas antes do fim da disputa.
Na última vez que o Bayern não foi o campeão da Bundesliga, na longínqua temporada 2010/11, o time chegou nesta mesma altura na 4ª posição, com 34 pontos – seis a menos do que tem hoje. Apesar disso, o desempenho atual também está longe de ser dos melhores, na verdade, é o segundo pior dos 10 títulos consecutivos.
O Union Berlim é dono da grande história desta Bundesliga, independente de chegar ao título ou não. Por muito tempo um clube de segunda divisão, o Union está apenas em sua quarta participação na elite alemã e faz até aqui, de longe, sua melhor participação.
Com 39 pontos, fruto de 12 vitórias (uma a mais que o próprio Bayern), três empates e quatro derrotas, o Union começou a temporada, no máximo, como candidato à uma vaga nas competições da Uefa. No ano passado, esse papel foi muito bem cuprido, terminando em 5º lugar e classificado para a Liga Europa.
De 2021/22 para 2022/23, a mudança em Berlim foi pequena. O time segue treinado pelo suíço Urs Fischer, que está no clube desde 2018, e o artilheiro é Sheraldo Becker, que chegou um ano depois.
Na verdade, até aqui, o grande trunfo do Union é a consistência defesiva. Dono da segunda melhor defesa, atrás do Bayern, o time teve como reforços importantes o português Diogo Leite, ex-Porto, e o holandês Danilho Doekhi, ex-Vitesse. Neste momento, o time vai tentando se ajustar sem um de seus destaques na defesa, o norueguês Julian Ryerson, que se transferiu para o Dortmund.
Falando em Dortmund, clube que mais sofreu nos últimos anos com o Bayern, a temporada atual é de bons números, mas nada de especial. O Borussia já esteve em situação melhor, não só quando perdeu aquele título de 2018/19, mas na própria temporada passada tinha mais pontos nesta altura.
A 19ª rodada da Bundesliga começa nesta sexta-feira, em confronto longe das cabeças entre o lanterna Schalke 04 e o 7º colocado Wolfsburg. O desafio do Bayern será contra o Bochum, no sábado, às 11h30, mesmo horário que o Dortmund enfrenta o Werder Bremen. Já o Union Berlim enfrenta o RB Leipzig, em desafio que o time da Red Bull pode igualar sua pontuação e entrar forte na briga. Há muita disputa na Alemanha, mas o final será diferente?
Fonte: Ogol
Comentários