A Starship está cada vez mais próxima de fazer seu primeiro voo orbital e um grande passo em direção a esse objetivo foi dado nesta quinta-feira (9). A SpaceX realizou um grande “teste de fogo estático” e colocou boa parte dos motores desse colosso para queimar.
O Booster 7, protótipo do primeiro estágio da Starship, acendeu 31 de seus 33 motores durante o teste nas instalações da SpaceX, no Texas. A ideia inicial era testar todos os motores, mas alguns contratempos impediram o objetivo.
“A equipe desligou 1 motor pouco antes do início e 1 parou sozinho, então 31 motores dispararam no total. Mas ainda há motores suficientes para alcançar a órbita!”, disse Elon Musk, CEO da SpaceX, no Twitter.
A queima durou cerca de sete minutos, e esse é o maior número de motores acionados em um foguete de todos os tempos. A força de empuxo dos motores durante o teste foi de provavelmente quase o dobro do Saturno 5, do projeto Apollo, e do SLS, da Artemis.
O que é o foguete Starship?
O objetivo da SpaceX com a Starship é levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, além de executar uma série de outras tarefas espaciais, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da empresa à órbita da Terra.
Segundo Musk, o veículo totalmente reutilizável de 120 metros de altura – que consiste em um primeiro estágio gigante chamado Super Heavy e uma espaçonave de estágio superior conhecida como Starship – poderia tornar a colonização de Marte economicamente viável no futuro.
No entanto, até que isso seja possível, o caminho a percorrer é muito longo – e o voo de teste orbital é um grande passo ao longo dessa jornada ambiciosa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários