A Comissão Europeia considerou que o Twitter não entregou informações completas sobre como a empresa tem aplicado políticas de combate à desinformação na rede social.

Além do Twitter, diversas empresas de tecnologia, como, YouTube, Facebook e TikTok também tiveram que entregar relatórios sobre como implementaram o Código de Prática de Desinformação de 2022 em suas políticas.

Das empresas solicitadas a enviar o relatório, apenas o Twitter não divulgou informações completas sobre como a empresa combate à desinformação em sua plataforma.

“Estou desapontado ao ver que o relatório do Twitter está atrás de outros. Espero compromisso mais sério com suas obrigações decorrentes do Código.”

Věra Jourová, vice-presidente de valores da Comissão Europeia, em comunicado

Aplicativo do Twitter aberto no smartphone.
Imagem: Sattalat Phukkum/Shutterstock

O Código de Prática sobre Desinformação voluntário da União Europeia foi elaborado inicialmente em 2018. Com enorme volume de informações falsas após a pandemia de Covid-19, o código foi atualizado em junho de 2022 com aproximadamente 40 compromissos que grandes empresas de tecnologia deveriam adotar para combater a desinformação em suas plataformas.

O Twitter assinou o código antes de Elon Musk comprar a empresa. A rede social concordou em enviar relatório de atualização sobre suas práticas de combate a desinformação a cada seis meses.

“Em algumas áreas, o Twitter é incapaz de fornecer dados granulares devido a restrições de recursos e limitações de dados. Em outras áreas, há questões que não são aplicáveis ​​ao serviço do Twitter.”

Twitter, em seu relatório inaugural

Com informações de Bloomberg

Imagem de destaque: Ralf Liebhold/Shutterstock