Com a chegada do Carnaval, as ruas devem ficar lotadas com foliões. Essa é uma época de diversão, mas que demanda cuidado para não cair em golpes ou ser vítima de furtos. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) alerta para diferentes riscos em meio às aglomerações.

Com milhares de pessoas reunidas, um dos golpes mais comuns é a troca de cartão. Ao notar pessoas distraídas, golpistas se passando por vendedores ambulantes ficam atentos à senha digitada pelo cliente e trocam o cartão por outro. Quando a vítima percebe, um grande estrago pode já ter sido feito.

Cuidado ao digitar a senha

De acordo com Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN, os golpistas costumam utilizar algum truque para desviar a atenção do folião, permitindo que ele visualize a senha digitada. 

“É importante ressaltar que o campo de senha [da maquininha] deve mostrar apenas asteriscos. Também é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN

(Imagem: Kleber Cordeiro / Shutterstock)

Mantenha o celular protegido

Boa parte dos roubos é feita enquanto os usuários usam o smartphone, porque os bandidos já pegam o aparelho desbloqueado. Os aplicativos bancários estão protegidos por recursos de segurança, mas os criminosos podem procurar por senhas em anotações, documentos, e-mails e conversas armazenadas no dispositivo.

Outro alerta é para os usuários que usam a mesma senha de acesso de aplicativos em bancos. A FEBRABAN recomenda que a senha de acesso ao banco deve ser única.

Confira 10 dicas da Febraban para curtir o Carnaval em segurança:

Imagem destaque: A.PAES / Shutterstock.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!