Uma nova série de corridas de carros elétricos pode um dia facilitar a participação de jovens pilotos nas competições de Fórmula E. No Hyderabad E-Prix deste fim de semana, o ex-líder da equipe Mahindra Racing, Dilbagh Gill, anunciou o lançamento do Ace Championship. Gill está posicionando a série como “uma plataforma de alimentação para pilotos e talentos de engenharia se mudarem para outras séries de corrida”.
Quando a série começar no próximo ano, o Ace Championship consistirá em dois níveis de competição. As equipes usarão um único par de carros para os níveis Challenger e Championship. No nível mais alto, os veículos produzirão mais potência. Como resultado, as equipes participantes não precisarão colocar quatro carros para competir.
De acordo com o The Race, o Ace Championship planeja usar o chassi Gen2 da Fórmula E para construir novos designs, uma mudança que provavelmente reduziria ainda mais os custos de entrada para os participantes em potencial.
A série testou recentemente um carro Gen2 modificado em Barcelona. Ele exibiu o mesmo veículo na pista de corrida de Hyderabad com o ex-piloto da Mahindra, Nick Heidfeld, ao volante. Os organizadores do Ace Championship disseram ao The Race que já houve “interesse significativo” das equipes de corrida existentes em ingressar no circuito – embora nenhuma organização tenha anunciado sua participação ainda.
Formula E traz a geração mais rápida e ecológica de carros elétricos
Em meados de 2022, a Fórmula E e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelaram a terceira e mais ecológica geração (Gen3) de carros de corrida da categoria exclusivamente elétrica das competições. Inspirado em um caça a jato, o veículo foi projetado e otimizado especificamente para corridas de rua.
Segundo traz a FIA, o Gen3 é o elétrico de corrida mais rápido, mais leve, mais potente e mais eficiente já construído. Sua estreia aconteceu na 9ª temporada da Fórmula E, que começou em janeiro de 2023.
Com informações: Engadget
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários