Um praticante de Stand-Up Paddle (esporte de remo em prancha de surf) encontrou uma criatura um tanto peculiar nas águas de Dana Point, no sul da Califórnia (EUA). Ao avistar um fio transparente, gelatinoso e pegajoso, Bill Clements o pegou na mão e, impressionado, compartilhou o achado nas redes sociais — o que descobriu mais tarde se tratar de uma salpa. 

O que é salpa? 

Criatura estranha na água hoje! Esse longo fio de gelatina bioluminescente parecia ser um único organismo, mas quando olhei mais de perto, era uma cadeia de organismos todos conectados uns aos outros. Tão interessante!

Escreveu Clements em sua conta do Instagram. 

Veja abaixo o vídeo: 

O explorador descobriu o que era a curiosa criatura após realizar uma pesquisa sobre animais marinhos com aquelas características. Ao jornal USA Today, Clements disse: “Não sabia o que era. Só vi algo estranho”. 

Salpas se movem a partir do bombeamento da água através de seus corpos, uma das mais eficientes práticas de propulsão a jato entre os animais. Normalmente, elas alcançam de 1 a 10 cm e podem ser achadas em mares equatoriais, temperados e frios. 

Entre uma das suas principais funções, que a colocam como vital para o ecossistema marinho, está o fato dela remover o dióxido de carbono da atmosfera através de sua técnica de bombeamento de água e consumo de fitoplâncton. Isso significa que, ao subir à superfície, as salpas aspiram CO₂ e liberam apenas no fundo do mar, ajudando no equilíbrio do efeito estufa. 

Com informações do UOL e USA Today