Filmes-catástrofes são populares na mesma medida que são contestados pela crítica. Ver o mundo desmoronando, monumentos caindo, muitas vezes em cima de pessoas, causa uma sensação difícil de explicar em parte da audiência. Alguns desses longas têm como premissa para o fim de tudo um terremoto, que é uma força bem difícil de controlar.

Filmes de catástrofes não estão em seu auge, por assim dizer, que ocorreu ali na segunda parte da década de 1990. A maior parte deles, inclusive, falha na precisão científica, mas vale a pena assistir para desligar a mente de vez em quando. Por isso, o Olhar Digital separou aqui dez filmes de terremoto, em que esse tipo de desastre é o ponto de ignição da trama.

Veja o que separamos para você

La Brea (2021)

Crédito: NBC/Divulgação

Apesar de ser uma lista de filmes de terremoto, tomamos a liberdade de começar a lista com uma série iniciada em um tremor de terra. Em “La Brea”, após a abertura de uma cratera em Los Angeles, nos Estados Unidos, coloca metade de uma família em uma perigosa terra primitiva, enquanto a outra metade segue no presente. A série está disponível no Globoplay.

Ameaça Profunda (2020)

Crédito: 20th Century Studios/Divulgação

Com Kristen Stewart e Vincent Cassel no elenco, a produção conta a história de um grupo de pesquisadores em um laboratório subaquático a 11 mil metros de profundidade. Depois de um terremoto, o centro de pesquisa é destruído e eles precisam lutar para sobreviver, primeiro, contra a limitação de oxigênio, depois, com uma criatura misteriosa. O filme está disponível no Star+.

Predadores Assassinos (2019)

Crédito: Paramount Pictures/Divulgação

Que tal um filminho recente? O longa de 2019 começa com um forte tremor que deixa a jovem Haley Keller (Kaya Scodelario) presa dentro de casa com seu pai gravemente ferido. Porém, a casa é tomada por jacarés gigantes e famintos, e, quando a casa começa a inundar, eles precisam lutar pela vida. O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Alerta Vermelho (2019)

Crédito: CJ Entertainment/Divulgação

Um tremor de terra faz com que um vulcão localizado na Montanha Baekdu, na fronteira da China com a Coreia do Norte, que está inativo desde 1903, entre em erupção. Com a ameaça de novas erupções, profissionais da Coreia do Sul e da Coreia do Norte precisam deixar as diferenças de lado para salvar a Península Coreana. O filme está disponível no Telecine.

메인 예고편” width=”500″ height=”281″ src=”https://www.youtube.com/embed/FKAbTcss1ow?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen]

Ladyworld (2018)

Crédito: Cleopatra Entreteinment/Divulgação

Esta releitura de “O Senhor das Moscas”, clássico da literatura dos Estados Unidos, mostra oito garotas adolescentes que ficam presas em uma casa após um terremoto durante uma festa de aniversário. Porém, quando elas ficam sem água e comida, acabam se virando umas contra as outras, no que se transforma em uma espécie de seita.

Terremoto (2018)

Crédito: California Filmes/Divulgação

Aqui temos um filme que carrega terremoto em seu nome, certo? Dirigido por John Andreas Andersen, o filme norueguês é inspirado pelo desastre de Oslo, em 1904, que atingiu 5,4 graus na Escala Richter, e mostra a tentativa de um grupo de encontrar formas de sobreviver a um tremor ainda maior, que pode destruir a cidade. O filme está disponível no Globoplay.

” width=”500″ height=”281″ src=”https://www.youtube.com/embed/2F5IkdpOUDQ?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen]

Tempestade: Planeta em Fúria (2017)

Crédito: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Em um mundo em que catástrofes naturais são cada vez mais comuns, um grupo de países decide criar uma rede de satélites ao redor do mundo para controlar o clima. Porém, novos eventos anormais, como uma nevasca no Afeganistão, expõem uma trama política que pode colocar o futuro do planeta em risco. O filme está disponível no HBO Max.

” width=”500″ height=”281″ src=”https://www.youtube.com/embed/n-t4koLl-sM?feature=oembed” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen]

Terremoto: A Falha de San Andreas (2015)

Crédito: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Depois de um forte terremoto destruir parte do estado da Califórnia, Ray (Dwayne “The Rock” Johnson), um piloto de resgate do Corpo de Bombeiros, inicia uma busca por todo o estado para tentar resgatar sua filha Blake (Alexandra Daddario), recebendo a ajuda improvável de sua ex-esposa, Emma (Carla Gugino). O filme está disponível no HBO Max e Amazon Prime Video.

O Desejo da Minha Alma (2015)

Crédito: Filmicca/Divulgação

Neste filme japonês, após um forte tremor que deixou milhares de mortos e destruiu cidades, duas crianças são obrigadas a viver em seus tios após ficarem órfãs. Porém, apesar de serem bem tratados pelos novos tutores, o luto torna a felicidade dos dois quase impossível, apesar de aproximá-los. O filme está disponível no serviço de streaming cult Filmicca.

Vida e Nada Mais (E a Vida Continua) (1992)

Crédito: Mongrel Media/Divulgação

Este longa mostra um cineasta (Farhad Kheradmand) e seu filho (Buba Bayour) em uma viagem pela região norte do Irã, local atingido por um forte terremoto em 1990, para reencontrar os dois jovens atores do filme “Onde Fica a Casa do Meu Amigo?”, de 1988 do mesmo diretor Abbas Kiarostami). O filme está disponível no Amazon Prime Video com o canal Reserva Imovision.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!