A Fifa oficializou, nesta terça-feira, o novo formato para o Mundial de Clubes. A partir de 2025, o torneio será disputado por 32 equipes e no período entre junho e julho. Ainda não há sede definida.
A mudança não vale para a próxima temporada. Em 2023, o torneio será disputado ainda com sete clubes, na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro. A disputa contará com um clube de cada continente mais um representante do país-sede. Cada confederação definirá os critérios para classificação, segundo a FIFA. E a competição acontecerá a cada quatro anos.
Veja a nova divisão de vagas:
A ideia de transformar o Mundial de Clubes é antiga. Em 2019, a Fifa tinha anunciado a criação de um novo formato com 24 equipes que seria disputado em 2021, mas a pandemia de Coronavírus abortou o formato. A ideia é que o torneio substitua a Copa das Confederações, que tem pouco apelo.
O novo Mundial terá oito grupos com quatro equipes cada com os dois melhores de cada grupo se classificando para a disputa em mata-mata. A partir disso, jogos únicos até a disputa da grande final.
Fonte: Ogol
Comentários