O Twitter adiou, novamente, o lançamento da forma paga da ferramenta API da plataforma. A rede social explicou que precisa de mais tempo para concluir o trabalho de redesenho dos processos.
Quando anunciou que deixaria de oferecer acesso gratuito à API do Twitter, a rede alertou que a partir de 9 de fevereiro não seria mais possível usar a ferramenta sem pagar pelo serviço. Dias depois, estendeu a data para o dia 13. No comunicado atual, a plataforma não deu prazo para a implementação da mudança, se limitando a atrasar a função por “mais alguns dias”.
“Como parte de nossos esforços para criar uma experiência ideal para a comunidade de desenvolvedores, adiaremos o lançamento de nossa nova plataforma de API por mais alguns dias”, postou o Twitter.
There has been an immense amount of enthusiasm for the upcoming changes with Twitter API. As part of our efforts to create an optimal experience for the developer community, we will be delaying the launch of our new API platform by a few more days.
More information to follow… https://t.co/FUZcwJqf9p
— Twitter Dev (@TwitterDev) February 13, 2023
API paga afeta pesquisadores
Além de desenvolvedores, pesquisadores e estudantes também usam a API do Twitter. Taxar a ferramenta, para muitos, é prejudicar o trabalho desses usuários. Um claro exemplo seria o terremoto na Turquia e Síria, no qual um grupo de engenheiros usou o cruzamento de dados de tweets para criar mapas e encontrar regiões com possíveis sobreviventes.
Se a API parar, o fluxo de dados vai parar e as pessoas terão que confiar apenas em formas mais lentas de coordenação para os esforços de socorro. Isso pode ter efeitos que alteram a vida. É tão importante.
Explicou Sedat Kapanoglu, um dos engenheiros de software envolvidos no projeto, à Time.
Elon Musk não comentou sobre os atrasos de lançamento do serviço pago de API. No início de fevereiro, o CEO da rede social apenas justificou que a opção de “API gratuita estava sendo muito utilizada por golpistas de bots manipuladores de opinião”, por isso adicionou um custo a ferramenta.
“Não há processo de verificação ou custo, então é fácil criar 100 mil bots para fazer coisas ruins. Apenas $100/mês para acesso à API com verificação de ID irá limpar muito as coisas.”, escreveu, na época.
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Fonte: Olhar Digital




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