O bilionário iraniano Jahm Najafi estuda fazer uma proposta para comprar o Tottenham. As informações são do jornal Financial Times. De acordo com a publicação, uma proposta de U$ 3,75 bilhões de dólares está sendo preparada para o atual dono do clube, Joe Lewis.
Ainda segundo o FT, o investimento inicial giraria em torno dos US$ 3 bilhões e os outros US$ 750 milhões viriam diluídos ao longo de alguns anos. A proposta é comprar 80% do clube – atualmente, a empresa de Joe Lewis (ENIC Group) detém 85,55%.
A aquisição pode significar um maior investimento no futebol para os Spurs. Além de manter os principais nomes do atual elenco, mais dinheiro ajudaria em trazer novos reforços para o clube, que necessita de títulos. O último troféu levantado pelo Tottenham foi em 2008.
Najafi tem 60 anos e é radicado nos Estados Unidos. Formado em economia pela University of California, Berkeley, tem mestrado em Harvard. Trabalhou em várias empresas de Wall Street, maior centro financeiro do mundo. É dono da sua própria empresa desde 2002, a Najafi Companies – empresa privada de investimentos. Ele é acionista minoritário do Phoenix Suns, da NBA.
Ele também é presidente da MSP Sports Capital, fundada em 2019. Por meio dessa empresa, fez um alto investimento na McLaren e se tornou vice-presidente da companhia. No “portfólio” da empresa ainda há a presença de outros clubes como o Ausgburg, Waasland-Beveren (Bélgica), Alcorcón (segunda divisão espanhola) e o Estoril Praia. A MSP Sports Capital também é dona do evento X-Games.
Antes de planejar a proposta para o Tottenham, o grupo iniciou conversas para comprar, inicialmente, parte do Everton. No entanto, as negociações não evoluíram.
Fonte: Ogol
Comentários