A Kia e a Hyundai lançaram uma atualização de software esta semana meses depois de um desafio viralizar no TikTok. Chamado de “Kia Challenge”, as postagens mostravam como era possível roubar veículos de ambas as marcas usando cabos USB.

Algumas tentativas de cumprir o desafio acabaram em acidentes fatais. Um exemplo aconteceu em outubro do ano passado, quando quatro adolescentes entre 14 e 17 anos morreram após roubar um Kia Sportage em Buffalo, no estado de Nova York. 

Entenda o caso

Os primeiros desafios começaram em maio, quando usuários do TikTok descobriram como dar partida nos carros usando um cabo USB. Os proprietários e a polícia americana logo notaram um salto no número de roubos de veículos da Kia e Hyundai.

Uma ação coletiva foi movida contra as fabricantes de automóveis em busca de respostas e no fim, foi descoberto que alguns modelos não tinham um dispositivo comum que ajuda a evitar roubo de carros, os imobilizadores de motor.

Como medida paliativa, as marcas forneceram travas de volante aos proprietários para tentar evitar novos roubos, diz a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA, enquanto a NHTSA se envolveu no caso depois que o “Kia Challenge” resultou em pelo menos 14 acidentes e oito mortes, transformando o assunto em uma questão de segurança pública.

Imagem principal: Tricky_Shark/Shutterstock

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!