Todo dispositivo tecnológico, conectado a uma rede de internet, detém um endereço IP: um dado que fornece informações sensíveis, como a localização aproximada de quem utiliza o Wi-Fi. Esse é um dos motivos pelos quais surgiu o chamado VPN: uma tecnologia que mascara o endereço eletrônico da internet que você utiliza e que pode combater intenções maliciosas de hackers.
Este recurso permite que o seu Endereço IP seja redirecionado para outro servidor, o qual é configurado pela empresa que desenvolveu o aplicativo VPN. Uma vez que seu rastro digital está escondido, os dados do usuário ficam criptografados, a localização é encoberta, e você ganha acesso a outras redes e sites internacionais.
O VPN também é muito importante quando se utiliza a rede de internet de lugares públicos, como shoppings e praças de alimentação, pois elas abrem brechas na segurança dos seus dados.
ProtonVPN
É um aplicativo com versões pagas e gratuitas. Na versão gratuita, o usuário consegue usufruir de recursos interessantes, como uma quantidade ilimitada de dados e a possibilidade de conectar a mesma conta em até seis dispositivos diferentes. Muitos usuários deste serviço costumam consumir conteúdos da Netflix de outros países ao realizar algumas configurações. Ainda na versão gratuita, é possível utilizar somente três diferentes endereços: Japão, Estados Unidos e Holanda.
A versão paga, no entanto, promete ser muito mais rápida; além de oferecer um todo de 1.700 servidores espalhados em 63 países, como o Brasil. Atualmente, o app detém compatibilidade com os sistemas Windows, Linux, Android, e iOS.
Hotspot Shield
É mais uma opção com plano de serviço gratuito e com características bastante similares aos do item anterior. Isso porque, além da busca e acesso anônimo em sites, protegendo os dados durante a navegação, o app ainda desbloqueia conteúdos e arquivos de mídia que estão restritos a localizações específicas (como o catálogo da Netflix).
A especialidade deste software é a proteção contra malware e phishing: problemas que ameaçam a integridade do seu dispositivo e dos seus dados pessoais. Enquanto estiver logado no app, o usuário é notificado caso conteúdos e sites suspeitos sejam detectados. A versão paga não oferece anúncios, promove recursos ilimitados, e custa por volta de US$12,99 no plano mensal.
ExpressVPN
É outro queridinho do público, pois disponibiliza acesso instantâneo aos servidores, alta velocidade e dados ilimitados. A assinatura é bastante acessível, com valores de até US$ 6 dólares mensais. É possível utilizá-lo simultaneamente em até seis dispositivos e cada um com sistemas operacionais diferentes, sendo Windows, Linux, Android, e iOS. Esta opção garante servidores em 94 países, como o Brasil.
NordVPN
Foi desenvolvido por uma empresa especializada em segurança digital. O aplicativo, que funciona com os mesmos recursos para desktop e mobile, promete um navegador único. Segundo a empresa, o navegador proporciona uma pesquisa segura nos buscadores online e previne o roubo dos dados do usuário.
Compatível com Windows, Linux, MAC, Android, e iOS, é possível usufruir de mais de 5 mil servidores em 61 países, incluindo o Brasil. A empresa detêm planos de regimes mensal e anual, além de uma assinatura de 2 anos com desconto de 65% do valor original. É possível conectar a sua conta em até 6 diferentes aparelhos ao mesmo tempo.
Cyberghost
É um serviço pago e é indicado para a utilização em desktops, embora os dispositivos móveis também tenham acesso aos servidores. A principal diferença é que a versão para mobile é muito simples, ainda que forneça um recurso muito interessante: proteção enquanto o dispositivo realiza um download via torrent.
Com mais de 7 mil servidores, espalhados em 110 lugares, o app promete compatibilidade com Windows, Linux, Android, e iOS. A assinatura permite ao usuário utilizar o VPN em até sete dispositivos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários