Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioESPORTESCampeões da Champions engrandecem o playoff de consolação da Liga Europa

Campeões da Champions engrandecem o playoff de consolação da Liga Europa

spot_img

A queda antecipada de alguns clubes na Liga dos Campeões, somada ao mal desempenho de outros na fase de grupos na Liga Europa transformou o playoff da “Série B” das competições da Uefa. Cinco campeões, que somados têm 15 títulos de Champions, começam nesta quinta-feira (16) a disputa por uma vaga nas oitavas de final, que curiosamente será contra adversários de “menor peso”.

O duelo que mais chama a atenção, é claro, é um Barcelona x Manchester United. Acostumados à brilhar na Liga dos Campeões, onde já decidiram título duas vezes, espanhóis e ingleses se testam agora, pela primeira vez, em um plano mais baixo.

O Barça chegou na Liga Europa como fruto de uma eliminação precoce na Champions. O terceiro lugar no Grupo C, onde rivalizou com Bayern, Internazionale e Viktoria Plzen, levou o clube a descer um degrau na Uefa. O Manchester United, por sua vez, fez campanha quase irretocável na fase de grupos da Liga Europa, com cinco vitórias e um empate, mas acabou por ficar em segundo pelos critérios de desempate e assim foi relegado ao “playoff dos fracassados”, como definiu José Mourinho ainda em outubro de 2022.

Os outros ex-campeões da Champions que levam um brilho extra para a Liga Europa são Ajax, Juventus e PSV – este último mais acostumado a disputar neste nível na história recente. Curiosamente, entre os oito clubes que já estão nas oitavas de final, aqueles que avançaram em primeiro lugar na fase de grupos, apenas um já foi vencedor da Liga dos Campeões no passado, o Feyenoord, da Holanda. Entre os sete outros classificados (Real Sociedad, St. Gilloise, Betis, Freiburg, Ferencváros, Fenerbahçe e Arsenal), apenas os Gunners têm um título internacional em sua história – uma Recopa Europeia de 1993/94.

O playoff da Liga Europa deste ano conta com cinco ex-campeões da Champions League e 15 títulos. O crescimento é notável em relação a temporada passada, quando somente Porto, Barcelona e Borussia Dortmund disputaram essa eliminatória, mas não chega a ser um recorde.

Em 2020/21, por exemplo, cinco antigos vencedores da Liga dos Campeões também se reuniram no playoff. Os clubes em questão foram Ajax, Benfica, Manchester United, PSV e Milan, que graças a galeria recheada de troféu dos italianos, segundo maior vencedor do torneio, somavam 17 títulos de Champions. Antes, em 2009/10, foi estabelecido o recorde de ex-campeões no mata-mata da Liga Europa, um total de sete: Benfica, PSV, Marseille, Juventus, Ajax, Hamburgo e Liverpool.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img