Para saber se o carregador do iPhone é original, a Apple dá três dicas: buscar selos e inscrições na embalagem e no cabo; reparar nos detalhes dos conectores Lightning e USB; e observar gravações a laser no acessório.
Saber isso é importante porque acessórios originais evita danos ao aparelho, dificuldades para carregar sua bateria e problemas de sincronização, de acordo com a Apple. Por isso, se você estiver desconfiado sobre a procedência do seu carregador, o Olhar Digital te mostra quais detalhes entregam produtos falsificados.
O que você precisa fazer:
Analise embalagem e inscrições no cabo
Para começar, a Apple carimba sua aprovação em acessórios de terceiros. Ou seja, se o carregador do iPhone for original, precisa trazer alguma versão do selo MFi (“Made for iPhone | iPad | iPod”) na embalagem.
Além disso, o cabo do carregador traz a indicação “Designed by Apple in California” acompanhada de “Assembled in China”, “Assembled in Vietnam” ou “Indústria Brasileira” impressa. A frase fica a aproximadamente 20 cm do conector USB (aquela ponta que vai no carregador, computador, videogame etc).
Repare nos detalhes dos conectores Lightning e USB
No conector Lightning (pontinha que vai no celular ou tablet) de um carregador original, o acabamento é melhor e mais consistente, segundo a fabricante. A peça é única, regular, arredondada com contatos dourados ou pratas e encaixe cinza/metálico. Compare abaixo:
Do mesmo modo, vale esse critério para o conector USB, lá na outra ponta do cabo. Mas aqui você precisa reparar nas travas (trapezoidais com espaçamento igual), contatos (banhados em ouro) e superfície (lisa, plana e uniforme). Veja a seguir:
Observe nitidez das gravações a laser
Essa dica vale para atestar a originalidade de adaptadores de Lightning para carregadores de 30 pinos e micro USB. Porém, a Apple recomenda ficar de olho no acabamento do conector, que tem de ser alinhado. Confira abaixo:
Fonte: Apple
Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital
Comentários