No início da madrugada de segunda-feira (13), uma imensa bola de fogo foi vista nos céus do norte da França. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, esse meteoro foi resultado da entrada na atmosfera da Terra do pequeno asteroide SAR 2667, que havia sido descoberto poucas horas antes.

Desde então, teve início uma intensa busca por fragmentos da rocha espacial pela região atingida. Até que, finalmente, voluntários que procuravam ao norte da cidade de Rouen, perto da costa norte francesa, avistaram um meteorito do impacto designado 2023 CX1.

Relembre o caso:

Essa foi a sétima vez na história que os astrônomos conseguiram identificar um meteoro pouco tempo antes do objeto entrar em contato com a Terra.

Como o meteorito do asteroide SAR 2667 foi descoberto

Segundo o grupo Vigie-Ciel (algo como “Vigilantes do céu”, em português) relatou no Twitter na quarta-feira (15), a descoberta foi feita por uma estudante de 18 anos chamada Loïs Leblanc, que se considera uma caçadora de meteoritos.

De acordo com um comunicado emitido pela organização, “este novo meteorito é o terceiro na história a ter sido detectado no espaço antes de entrar na atmosfera e o primeiro encontrado na França pela rede FRIPON/Vigie-Ciel”. (FRIPON é um esforço parceiro do Vigie-Ciel – ambos projetos de ciência cidadã que servem de apoio a diversas instituições de pesquisa na França).

Primeiro meteorito do asteroide SAR 2667 ( 2023 CX1) encontrado em Saint-Pierre-le-Viger e sua descobridora, Loïs Leblanc. Crédito: FRIPON/Vigie-Ciel

“Após a observação de um flash na Normandia em 13 de fevereiro de 2023 às 3h59, a equipe FRIPON/Vigie-ciel rapidamente mobilizou sua rede para estabelecer pesquisas de campo”, diz o comunicado.

Foi então que, às 16h47 de quarta-feira, pelo horário local (12h47, no fuso de Brasília), o olhar de Loïs foi atraído por uma pedra escura mal nivelada com o chão de um campo na cidade de Saint-Pierre-le-Viger.

“Análises rápidas de campo confirmam que este é de fato o meteorito que estamos procurando”, diz o grupo, acrescentando que buscas futuras foram organizadas para encontrar outros fragmentos, envolvendo a população local e associações da região.