Um vídeo divulgado recentemente pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) mostra que os taikonautas (designação para os astronautas da China) praticam uma série de atividades físicas na estação espacial Tiangong.

Pelo vídeo, dá pra ver que vários equipamentos estão à disposição dos tripulantes para ajudar no combate aos efeitos causados pela microgravidade, como a perda da densidade óssea e muscular.

Por que os exercícios físicos são fundamentais no espaço:

No vídeo, é possível ver o taikonauta Deng Qingming fazendo exercícios em uma máquina de ciclismo que pode ser usada tanto para os membros inferiores quanto superiores. Seus companheiros da missão Shenzhou-15, Fei Junlong e Zhang Lu, também são vistos fazendo exercícios como remo, agachamento, esteira e puxada em equipamentos.

Os aparelhos estão localizados no módulo experimental Mengtian da estação espacial e ajudam os taikonautas a fortalecer seus músculos e ossos afetados pela microgravidade.

A missão Shenzhou-15 foi lançada para a estação espacial Tiangong em 29 de novembro de 2022, e os taikonautas devem passar cerca de 180 dias em órbita. Na última quinta-feira (9), Fei Junlong e Zhang Lu fizeram a primeira caminhada espacial da missão.