O presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse na quinta-feira (16) que o país não têm indicação de que os três outros objetos voadores não identificados (OVNIs) abatidos no espaço aéreo norte-americano estejam ligados ao programa de balões espiões da China e provavelmente sejam de entidades privadas. Isto não inclui o primeiro balão abatido na Carolina do Sul, que ainda é atribuído aos chineses.
Ainda não sabemos exatamente o que eram esses três objetos, mas nada agora sugere que eles estivessem relacionados ao programa de balões espiões da China ou que fossem veículos de vigilância de qualquer outro país. A avaliação atual da comunidade de inteligência é que esses três objetos provavelmente eram balões ligados a empresas privadas, recreação ou instituições de pesquisa que estudam o clima ou conduzem outras pesquisas científicas.
Joe Biden, presidente dos EUA
Os comentários foram as primeiras observações formais do presidente sobre os objetos abatidos do céu no fim de semana passado no Canadá e nos EUA.
Biden enfatizou que não há evidências que sugiram “um aumento repentino no número de objetos no céu”. E embora os três objetos mais recentes pareçam benignos, Biden alertou: “Se algum objeto representar uma ameaça à segurança do povo americano, eu o derrubarei”.
Ele ainda adicionou que instruiu sua equipe a elaborar “regras mais rígidas sobre como lidaremos com OVNIs no futuro, distinguindo entre aqueles que provavelmente representam riscos de segurança e proteção, que exigem ação, e aqueles que não exigem”. Esses parâmetros classificados serão compartilhados com o Congresso quando forem concluídos.
O presidente americano também disse que está instruindo o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan a liderar um “esforço de todo o governo” sobre como lidar com futuros encontros com objetos semelhantes de alta altitude.
Especificamente, o governo estabelecerá um inventário aprimorado de objetos aéreos não tripulados sobre o espaço aéreo americano, implementando outras medidas para detectar os objetos, atualizar regras e regulamentos para encontros com esses tipos de objetos acima dos céus dos país e estabelecer normas globais comuns para encontros semelhantes.
Biden diz que espera falar com o presidente da China sobre balões
O presidente Joe Biden disse que espera falar com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre o assunto, além de manter os aliados e o Congresso informados.
Espero que cheguemos ao fundo disso, mas não peço desculpas por derrubar aquele balão.
Joe Biden, presidente dos EUA
Autoridades federais disseram que um balão de vigilância chinês derrubado na costa da Carolina do Sul no início deste mês era capaz de conduzir operações de coleta de sinais de inteligência e tinha uma carga útil do tamanho de três ônibus. Em comparação, acredita-se que os OVNIs, que não foram atribuídos a um país ou entidade específica, sejam muito menores.
Membros do partido Republicano criticaram Biden por não aprovar os militares a derrubar o primeiro balão com rapidez suficiente, deixando o OVNI navegar sobre o país por dias.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários