Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Shakhtar se aproveita de falhas defensivas do Rennes e abre vantagem no playoff da Liga Europa

16/02/2023 às 15:58
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Shakhtar Donetsk enfrentou o Rennes nesta quinta-feira (16), no jogo de ida do playoff da Liga Europa, e venceu por 2 a 1. Kryskiv e Bondarenko marcaram para o time ucraniano e Toko Ekambi descontou para os franceses. 

O jogo de volta será realizado na próxima quinta, dia 23 de fevereiro, às 17h. O Shakhtar precisa apenas de um empate para garantir a classificação. Para o Rennes, só vitória interessa: Vencendo por um gol de diferença, o time francês leva o jogo para a prorrogação. Vencendo por dois ou mais gols, conquista a vaga nas oitavas de final. 

O Shakhtar aproveitou uma falha da defesa do Rennes para criar sua primeira chance. Spence tentou cortar lançamento que veio da defesa, mas perdeu o tempo de bola. Mykhailichenko aproveitou, invadiu a área em velocidade e finalizou. Mandada defendeu, mas a sobra ficou Kryskiv, que bateu de primeira e abriu o placar. 1 a 0 Shakhtar. 

O Shakhtar não saiu em busca do segundo gol. Após marcar aos dez minutos do primeiro tempo, o time ucraniano recuou suas linhas de marcação e deixou o Rennes ficar com a bola. Mesmo com mais posse, o time francês só trocava passes no campo de defesa e não chegava ao ataque com perigo.

Somente aos 32 minutos que o Rennes conseguiu sua primeira oportunidade para empatar. Bondarenko saiu jogando pelo Shakhtar no campo de defesa, e na tentativa de recuar para o goleiro, entregou a bola nos pés de Toko Ekambi. Mesmo livre, ele errou a finalização e chutou em cima do goleiro, perdendo uma ótima chance de empatar a partida. 

Aos 43, a situação do Rennes ficou mais difícil. Konoplia recebeu bola dentro da área e foi derrubado por Uguchukwu. Pênalti para o Shakhtar Donetsk. Bondarenko foi para a cobrança e Mandada chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol. 2 a 0 Shakhtar e fim de primeiro tempo. 

Diante da desvantagem de dois gols, o Rennes precisou se jogar ao ataque no segundo tempo. O time pressionou desde o primeiro minuto, e aos 13, foi recompensado. Doku ficou com o rebote do escanteio, e do bico da área, cruzou na medida para Toko Ekambi. O atacante apareceu livre nas costas da defesa e usou o pé direito para finalizar. 2 a 1 e Rennes vivo na partida. 

O Shakhtar tentou uma resposta rápida após sofrer o gol, e teve duas oportunidades em sequência para marcar o terceiro. Aos 18, Stepanenko apareceu livre na área após cobrança de escanteio, mas cabeceou por cima do gol. Quatro minutos depois, Zubkov dominou na área e bateu rasteiro no cantinho. A bola raspou a trave e foi para fora. 

A segunda metade da etapa final não contou com grandes emoções. Em um cenário de alternância na posse de bola, a situação mais intensa do jogo aconteceu após uma falta cometida por Mykhailichenko, que rendeu uma confusão entre os jogadores. Assim, o placar se manteve e o árbitro apitou o fim do jogo, com vitória do Shakhtar por 2 a 1. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias