Praticamente todo mundo conhece o famoso e trágico acidente do Titanic, suntuoso navio que bateu em um iceberg e afundou na madrugada de 15 de abril de 1912, no Atlântico Norte.

Encontrado somente na década de 1980, o navio recebeu a visita de inúmeras expedições que visaram desde recuperar objetos até descobrir as causas do acidente.

Com quase 111 anos do naufrágio, o WHOI (em português, Instituto Oceanográfico Woods Hole) divulgou, na noite desta quarta-feira (15), em seu canal no YouTube e totalmente de graça, 1h21 de incríveis e inéditas cenas de uma exploração recente no fundo do mar, mostrando detalhes do navio em sua sepultura marinha.

Apesas do ineditismo, as imagens foram capturadas em 1986 por câmeras no submersível ocupado por humanos, o DSV Alvin, e na embarcação operada remotamente, a Jason Jr.

O interessante é que a filmagem revelada agora é a primeira da história, ou seja, foi a primeira vez que humanos puseram os olhos no Titanic desde o acidente em 1912. Ou seja, 74 anos após o naufrágio.

“A primeira coisa que vi saindo da escuridão a 9,1 metros foi esta parede, esta parede gigante de aço rebitado que se elevava mais de 30 metros acima de nós”, o explorador subaquático Robert Ballard, que fez parte das expedições em 1985 e em 1986, disse em entrevista à Associated Press nesta semana.

Ele descreveu ter visto sapatos deixados para trás por aqueles que estavam na viagem terrível e vislumbrado as vigias do navio. “Era como se as pessoas estivessem olhando para nós. Na verdade, foi bastante assombroso”, disse.

Com informações de Science Alert

Imagem destacada: OceanGate/Divulgação