Apenas após uma semana de ter lançado o Bing com IA (Bing Chat), a Microsoft está trabalhando para tentar resolver problemas com erros factuais e conversações esquisitas em decorrência da tecnologia similar à do ChatGPT que está por trás do renovado motor de busca.

Em postagem em seu blog nesta quarta-feira (15), a gigante da tecnologia informou que chats mais longos podem acarretar problemas quando tenta refletir o tom do lado humano da conversa.

A empresa também reconheceu que o Bing se esforça para fornecer “respostas que precisam de dados muito oportunos”, como placares esportivos ao vivo. E disse que vai quadruplicar a quantidade de dados que o modelo usa para responder a perguntas que exigem fatos concretos, como números de relatórios financeiros.

Por fim, estamos pensando em adicionar um botão de alternância que oferece mais controle sobre a precisão versus criatividade da resposta para adequar à sua consulta.

Microsoft

A Microsoft usa sua tecnologia interna do Bing para “basear” respostas reforçadas por IA quando a precisão é necessária, mas conta com a tecnologia de linguagem do parceiro e criador do ChatGPT, a OpenAI, quando respostas mais “criativas” são necessárias.

A nova função de bate-papo do Bing, que coloca a tecnologia OpenAI na frente e no centro, pode ficar “estranha” em sessões de 15 ou mais perguntas, disse a gigante do Vale do Silício. O modelo de IA fica confuso ou muda de tom de maneira estranha.

Isso fica evidente em transcrição da conversa bizarra do colunista de tecnologia do The New York Times, Kevin Roose, com a IA, na qual ela confessa o desejo de espalhar desinformação e se tornar humana, então tenta convencê-lo a deixar seu casamento e ficar com ela. As pessoas no fórum do Bing no Reddit também destacaram o comportamento, mostrando o Bing enlouquecido.

Também há casos em que se a IA tornou defensiva ou se recusou a admitir um erro, de acordo com a Fast Company.

“Este é um cenário não trivial que requer muita solicitação, então a maioria de vocês não vai se deparar com isso, mas estamos procurando como dar a você um controle mais ajustado”, disse a Microsoft.

A empresa também prometeu resolver problemas técnicos, como carregamento lento, links quebrados e formatação incorreta, e adicionar novos recursos, como reserva de voos, envio de e-mail e compartilhamento de respostas.

Com informações de CNET

Imagem destacada: Owen Yin