O Litoral Norte de São Paulo passou por um dos maiores desastres ambientais dos últimos anos. As fortes chuvas deixaram 45 mortos em São Sebastião e um em Ubatuba, segundo o mais recente balanço do governo estadual. Atualmente, há 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado. Cerca de 40 pessoas estão desaparecidas.

Enquanto as equipes da Defesa Civil trabalham na busca e resgate das vítimas, as prefeituras e ONGs locais estão desenvolvendo iniciativas e recebendo doações para auxiliar a população com recursos básicos.

Os pontos de doações estão recolhendo itens de higiene básica, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis, roupas e calçados.

Nos pontos de coleta, há uma força tarefa realizando a triagem das doações e direcionando os produtos para as vítimas. Há também canais de doações em dinheiro, aos que não puderem ir até os pontos físicos.

Doação pela internet

A ONG Gerando Falcões iniciou uma campanha virtual para auxiliar as vítimas das tragédias causadas pelas fortes chuvas. O fundador da organização, Edu Lyra, afirmou que duplicará as doações recebidas até atingir 1 milhão de reais (ou seja, a cada R$ 1 doado, a iniciativa também doará R$ 1 de sua conta privada). Para doar através do projeto Gerando Falcões, a chave PIX é o CNPJ do Instituto: 18.463.148/0001-28.

A Cufa, a Frente Nacional Antirracista e a CCR Rio/SP também se uniram para ajudar as vítimas das enchentes que estão acontecendo em São Paulo. Para ajudar, basta fazer um PIX para doacoes@cufa.com.br; ou uma transferência bancária para a conta Bradesco (código 237) através do CNPJ 06.052.228/0001-01, agência 0087 e conta 3582-3. Também é possível doar para a conta Itaú (código 341) através do CNPJ06.052.228/0001-01, agência 0402 e conta 17369-4

O Grupo Globo também agregou a iniciativa ”ParaQuemDoar” para divulgar as organizações que estão oferecendo suporte às famílias afetadas.

Doações presenciais

Caraguatatuba e São Sebastião

São José dos Campos:

Jacareí

Endereços na capital paulista

Zona Sul

Centro

Zona Oeste

Zona Leste