Programada para decolar na madrugada do próximo domingo (26), a sexta missão tripulada da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA levará o primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos para uma viagem de longa duração no espaço. Além disso, será a primeira vez no laboratório orbital para outros dois tripulantes, tendo apenas um veterano a bordo.

Uma câmera montada na Estação Espacial Internacional mostra a cápsula Crew Dragon Endeavour, da SpaceX, atracada pela primeira vez no porto avançado no módulo Harmony. Esta mesma espaçonave será usada na missão Crew-6. Imagem: NASA TV

Os quatro astronautas (todos homens) vão voar a bordo da espaçonave Crew Dragon Endeavour no topo de um foguete Falcon 9 rumo a uma temporada de aproximadamente 180 dias morando e trabalhando no laboratório orbital.

Resumindo:

O lançamento será transmitido ao vivo pela NASA TV a partir da meia-noite e meia no site e no aplicativo, bem como nos canais oficiais da agência no YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn, Twitch e Daily Motion.

Após o lançamento, os espectadores vão poder ouvir em tempo real as conversas entre a tripulação e os controladores de voo no fluxo de áudio da missão da NASA, que também inclui conversas com astronautas a bordo da estação espacial e um feed de vídeo ao vivo do laboratório em órbita.

Saiba mais sobre os tripulantes da missão SpaceX Crew-6

SULTAN AL-NEYADI

Sultan Al-Neyadi tem 41 anos, é Ph.D. em Tecnologia da Informação e foi um dos dois primeiros astronautas selecionados pelos Emirados Árabes Unidos em 2017. 

Primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos em uma missão de longa duração na ISS, Sultan Al-Neyadi. Imagem: SpaceX

Ele é o primeiro astronauta do seu país a voar uma rotação normal de meio ano na ISS. Antes dele, em 2019, Hazzaa Ali Almansoori passou oito dias no laboratório orbital. 

Os Emirados Árabes Unidos são signatários dos Acordos Artemis liderados pela NASA, estabelecendo regras para a futura exploração humana da Lua, bem como normas comunitárias para o trabalho pacífico no espaço.

“É uma questão de ser ativamente um parceiro de projetos futuros”, disse Al-Neyadi em entrevista ao site Space.com

ANDREY FEDYAEV

Se tudo der certo, e o lançamento realmente acontecer no dia 26, será um grande presente de aniversário para Andrey Fedyaev, que vai completar 42 anos nesse dia. O cosmonauta nasceu em Serov, Sverdlovsk, uma divisão federativa da Rússia.

Aniversariante do dia do lançamento, Andrey Fedyaev nunca foi à ISS e é o segundo astronauta de origem russa (cosmonauta) a voar pela SpaceX em um contrato de troca de assentos entre a NASA e a Roscosmos (a primeira foi Anna Kikina, atualmente no laboratório orbital pela missão Crew-5). Imagem: SpaceX

“Eu não sei o que minha família e amigos estão planejando, mas eu realmente gostaria de voar no meu aniversário, para estrear nesse dia. Seria o melhor presente para mim”, disse Fedyaev, que ingressou como candidato a cosmonauta na Roscosmos, a agência espacial russa, em 2012, e foi totalmente certificado para voo em 2014. 

Ele é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto de Aviação Militar de Krasnodar com licenciatura em “Operação de Transporte Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo”.

Piloto militar com 600 horas de experiência, também serviu como comandante assistente do navio Ilyushin II-38 Yelizovo perto da Península de Kamchatka, norte do Japão.

STEPHEN BOWEN

Bacharel em engenharia elétrica pela Academia Naval dos EUA e mestre em engenharia oceânica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pelo Programa Conjunto da Instituição Oceanográfica Woods Hole, Stephen Bowen, de 59 anos, será o comandante da Crew-6.

Além de ser o mais velho da equipe, Stephen Bowen é o único que já esteve na Estação Espacial Internacional, ajudando na sua construção em órbita. Imagem: SpaceX

Astronauta veterano de três missões de ônibus espaciais que ajudaram a montar a ISS, ele é um capitão reformado da Marinha dos EUA e, em 2000, foi o primeiro oficial de submarino selecionado para o treinamento de candidatos a astronautas pela NASA, sendo totalmente qualificado para voos espaciais em 2002.

Sem voar há 12 anos, Bowen gostaria de participar de missões lunares com o programa Artemis, da NASA, no fim da década, mas diz que deve consultar primeiro a família. “Teremos uma discussão com minha família. Quando eu voltar [desta missão], faremos uma avaliação para ver se ainda tenho um emprego e, se essa oportunidade surgir no futuro, veremos”.

Nascido no estado norte-americano de Massachusetts, ele passou mais de 40 dias no espaço e tem 47 horas e 18 minutos de atividade extraveicular em sete caminhadas espaciais. 

WARREN “WOODY” HOBURG

Aos 37 anos, o mais jovem do grupo é Warren “Woody” Hoburg, que será o piloto da Crew-6, em sua primeira missão espacial. Ele começou seu treinamento junto à NASA na turma de 2017 e foi totalmente certificado para voar em janeiro de 2020.

O mais jovem do grupo é Warren “Woody” Hoburg, que será o piloto da Crew-6, em sua primeira missão espacial. Imagem: SpaceX

“Estou muito animado por poder voar para a ISS”, disse Hoburg. “Estamos em um período de tempo em que eu tenho essa oportunidade, e é um lugar tão especial, então estou feliz por poder ir para lá”.

Nascido e criado em Pittsburgh, Hoburg é bacharel em aeronáutica e astronáutica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e doutor em engenharia elétrica e ciência da computação pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele também é piloto comercial com classificação instrumental para aviões monomotores e multimotores.