A Vodafone, operadora de telefonia móvel europeia, criou um protótipo de rede 5G particular em um pequeno computador pessoal Raspberry Pi. A ideia por trás do projeto é popularizar o acesso a redes móveis privadas. Em outras palavras, a empresa quer oferecer uma conexão 5G particular pelo mesmo preço de um roteador Wi-Fi.

O público-alvo dessa iniciativa são domicílios e os 22 milhões de pequenas e médias empresas na Europa. Com essa conexão, os clientes terão cobertura em locais que ainda estão offline e também garantir qualidade em momento de muito tráfego na rede.

A construção do protótipo se baseia na ideia de oferecer um produto acessível, portátil, particular e seguro. Por isso, eles utilizaram o Raspberry Pi, que é do tamanho de um cartão de crédito, e uma pequena e potente placa de circuito de rádio definida por software (SDR), compatível com os padrões Open Radio Access Network (RAN), que pode transformar qualquer plataforma de computação em uma estação 5G em miniatura.

Embora este seja apenas um protótipo, ele tem o potencial de trazer novas tecnologias de nuvem, IA e big data ao alcance de muitas das pequenas empresas que apoiamos em toda a Europa.

Santiago Tenorio, diretor de arquitetura de rede da Vodafone

Atualmente, as redes móveis privadas são predominantemente usadas por grandes empresas ou organizações que precisam operar simultaneamente uma série de máquinas, robôs e dispositivos.

Porém, o protótipo da Vodafone busca oferecer uma alternativa que deve impactar principalmente às pequenas e médias empresas, pois reduz significativamente o custo de entrada à tecnologia e permite a configuração instantânea de sua própria rede privada em qualquer lugar.

Assista ao vídeo em que Santiago Tenorio explica como o protótipo funciona:

Gostou do conteúdo? Aproveite para descobrir qual SSD é a melhor opção para seu notebook.