Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Chuva no Litoral norte de SP: número de vítimas sobe para 48 

Chuva no Litoral norte de SP: número de vítimas sobe para 48 

vítimas das chuvas no litoral de SP

Vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo
Vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo / Reprodução/Folhapress

De acordo com atualização da Defesa Civil, subiu para 48 o número de mortes após o temporal que devastou o Litoral norte de São Paulo no último fim de semana. Com ao menos 57 pessoas ainda desaparecidas, equipes de resgate iniciaram nesta quarta-feira (22) o quarto dia de buscas por sobreviventes. 

Após fortes tempestades no final de semana de carnaval, inundações e deslizamentos de terra atingiram o litoral de São Paulo. O cenário de destruição entrou para a história como o maior registro de volume de chuvas do Brasil.  

Imagens assustadoras do município de São Sebastião veiculadas na TV e nas redes sociais mostraram bairros inteiros debaixo d’água, casas destruídas, encostas varridas pela lama, rodovias inundadas e danos jamais vistos em 55 anos — último deslizamento no litoral aconteceu em Caraguatatuba, em 1967. 

Vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo
Vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo / Reprodução/Folhapress

Em entrevista ao Olhar Digital, a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki explicou o fenômeno — cidades do litoral registraram chuvas de quase 700mm, muito mais do que o dobro esperado para todo o mês de fevereiro. A média histórica para o mês fica entre 200 e 300mm na região. Para o engenheiro especialista em riscos e segurança Gerardo Portela, o agravamento das consequências está diretamente ligado às condições precárias de infraestrutura. 

Além das equipes da Defesa Civil que trabalham na busca e resgate das vítimas, as prefeituras e ONGs locais estão desenvolvendo iniciativas e recebendo doações para auxiliar a população com recursos básicos. Veja aqui como ajudar as vítimas da tragédia. 

Via G1

Fonte: Olhar Digital

Comentários