Para renovar CNH pela internet, você precisa acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), fazer login e abrir uma solicitação. Mas o processo não é inteiramente virtual. Isso porque os exames (toxicológico, médico e psicológico) seguem presenciais.
Atualmente, dá para renovar a carteira de motorista de forma online em 19 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Cada estado tem um caminho para renovar o documento pela internet. Mas, no geral, o passo a passo é parecido ao do estado de São Paulo. É este que o Olhar Digital te mostra como é (no celular, mas os passos são os mesmos no computador).
Como renovar CNH pela internet
Antes da pandemia, você precisava ir ao Detran para isso. Agora, dá para renovar CNH pela internet. Confira abaixo o passo a passo para isso (no estado de São Paulo):
Tempo necessário: 15 minutos.
Como solicitar renovação da CNH no site do Detran-SP
- Acesse o site do Detran, toque no ícone dos três tracinhos e, depois, em “CNH – Habilitação”
- Abaixo de “Renovação Online”, escolha “Acesse o serviço”
- Role a página e toque no botão “Faça pela Internet”
- Se você já tiver conta no site, faça login; se não, faça o cadastro
- Caso você se enquadre nas condições, o site vai te perguntar se quer renovar a CNH (toque em “Sim”)
Em seguida, você vai precisar informar o número do espelho da sua CNH. É aquele na vertical, impresso na frente (abaixo de “Válido em todo o território nacional”) e no verso (abaixo de “Proibido plastificar)
- Após conferir seus dados pessoais, categoria da CNH e endereço, agende seu exame
Pronto. Agora, é só comparecer ao local indicado para fazer seus exames. Por fim, o último passo é pagar a taxa da renovação, junto ao custo pelo envio do novo documento (cada estado cobra seu preço).
Feito tudo isso, a versão impressa do documento renovado chegará até você pelo correio, enquanto a digital aparecerá no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Os prazos para isso são, respectivamente, 14 dias e três dias.
Como o agendamento de exames funciona
Por exemplo, para categorias A e B, o Detran exige apenas exame médico. Já para C, D ou E, é preciso fazer exame toxicológico (válido por dois anos e meio) antes do exame médico. E o intervalo entre eles deve ser, no máximo, 90 dias.
Além disso, quem trabalha com transporte de bens ou de pessoas precisa fazer avaliação psicológica. Assim como os demais exames, ela é obrigatória e tem custo, pago diretamente ao profissional que a aplica.
Quais são as condições para renovar
Para você renovar a carteira de motorista de forma online, precisa se enquadrar em quatro condições. São elas:
Ao sair de qualquer ponto desse escopo, você vai precisar ir a (ou ao menos ligar para) uma unidade do Detran para ver sobre a renovação da sua carteira de motorista.
Depende do estado onde você mora. Em São Paulo, por exemplo, a renovação da CNH custa R$ 124,06.
Se a sua habilitação venceu entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, vale a prorrogação conforme o cronograma do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Já para as CNHs com vencimento a partir de janeiro de 2023, o prazo é de, no máximo, 30 dias.
Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários