A Marinha do Brasil confirmou para quinta-feita (23) a chegada do ‘Atlântico’ (ou A140) — seu maior navio da frota —, ao município de São Sebastião (SP). A embarcação de 203 metros de comprimento foi a escolhida para ajudar no resgate das vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo esta semana.

O A140 partiu na manhã de hoje para a região e funcionará basicamente como um hospital de campanha, atuando em conjunto com o Guarapari, uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral.

Com capacidade para levar 35 pessoas, o Guarapari pode atracar em praias e áreas isoladas.
Com capacidade para levar 35 pessoas, o Guarapari é mais compacto e pode atracar em praias e áreas isoladas, informa a Marinha. Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

Resumo da missão de resgate

Segundo o Governo de São Paulo, o Atlântico oferecerá mais de 200 leitos, incluindo UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Imagem: Divulgação/Marinha do Brasil

Mais informações sobre o A140

Conhecido como HMS Ocean, o navio foi construído originalmente na Inglaterra em 1994 e entrou em operação em 1998. Depois de duas décadas de serviço na Marinha Britânica, atuando em operações e ações humanitárias, a embarcação foi integrada à Marinha do Brasil em 2018.

Em capacidade plena, o A140 pode levar até 1.400 militares e 18 aeronaves a bordo. Confira o vídeo de apresentação do ‘Atlântico’ abaixo.

Imagem principal: Divulgação/Marinha do Brasil

Com informações do Uol