A Microsoft começou a testar publicamente seu chatbot dentro do Bing em um pequeno número de países ao longo de 2021. O teste passou despercebido, mesmo depois que a Microsoft fez uma grande aposta em bots em 2016. Na verdade, as origens do “novo Bing” podem ser surpreendentes.

Sydney é um codinome para um chatbot que responde a alguns usuários do Bing desde o final de 2020. A experiência do usuário foi muito semelhante ao que foi lançado publicamente no início deste mês, com uma orbe azul semelhante à Cortana aparecendo em uma interface de chatbot no Bing.

Sydney é um codinome antigo para um recurso de bate-papo baseado em modelos anteriores que começamos a testar na Índia no final de 2020. As ideias que reunimos como parte disso ajudaram a informar nosso trabalho com a nova visualização do Bing. Continuamos a ajustar nossas técnicas e estamos trabalhando em modelos mais avançados para incorporar os aprendizados e feedback para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.

Caitlin Roulston, diretora de comunicações da Microsoft, em entrevista ao The Verge

bing
O chatbot do Bing com tecnologia de IA da Microsoft em 2021. Imagem: TheShaunSaw (Tech Community)

“Este é um bate-papo experimental com inteligência artificial no Bing.com”, dizia um aviso dentro da interface 2021 que foi adicionado antes que uma versão inicial do Sydney começasse a responder aos usuários. Alguns usuários do Bing na Índia e na China avistaram o bot Sydney no primeiro semestre de 2021 antes que outros percebessem que ele se identificaria como Sydney no final de 2021. Tudo isso aconteceu anos depois que a Microsoft começou a testar chatbots básicos no Bing em 2017.

Os bots iniciais do Bing usavam técnicas de IA que a Microsoft vinha usando no Office e no Bing há anos e compreensão de leitura de máquina que não é tão poderosa quanto a existente nos modelos GPT da OpenAI hoje. Esses bots foram criados em 2017 em um amplo esforço da Microsoft para mover seu mecanismo de pesquisa Bing para um modelo mais conversacional.

A Microsoft fez várias melhorias em seus bots do Bing entre 2017 e 2021, incluindo a mudança de bots individuais para sites e a ideia de um único bot com tecnologia de IA, Sydney, que responderia a consultas gerais no Bing.

Fontes familiarizadas com o trabalho inicial do chatbot do Bing da Microsoft disseram ao The Verge que as iterações iniciais de Sydney tinham muito menos personalidade até o final do ano passado. A OpenAI compartilhou seu modelo GPT de próxima geração com a Microsoft no verão passado, descrito por Jordi Ribas, chefe de pesquisa e IA da Microsoft, como uma “mudança de jogo”.

Embora a Microsoft tenha trabalhado em direção ao seu sonho de pesquisa conversacional por mais de seis anos, esse novo modelo de linguagem ampla foi o avanço de que a empresa precisava para trazer todos os seus aprendizados de Sydney para as massas.

“Ver esse novo modelo nos inspirou a explorar como integrar os recursos do GPT ao produto de pesquisa do Bing, para que pudéssemos fornecer resultados de pesquisa mais precisos e completos para qualquer consulta, incluindo consultas longas, complexas e naturais”, disse Ribas em uma postagem no blog essa semana.

Embora o modelo da OpenAI tenha sido treinado em dados até 2021, Ribas diz que a Microsoft o combinou com a infraestrutura do Bing para alimentá-lo com o índice, classificação e resultados de pesquisa necessários para dados novos e relevantes. A Microsoft desenvolveu rapidamente seu modelo Prometheus, combinando seu trabalho Bing e GPT para criar respostas de bate-papo.

Mas não foi tão simples quanto emparelhar a tecnologia de Sydney e OpenAI. “Alguns em nossa equipe achavam que a pesquisa é um hábito tão arraigado que precisávamos manter o UX como a pesquisa na web de hoje e simplesmente adicionar a resposta do bate-papo com Prometheus ao UX principal”, disse Ribas. “Outros no Bing sentiram que esta era uma oportunidade de mudar o paradigma de pesquisa da web clássica e resultados de respostas para uma nova forma de pesquisa interativa e baseada em bate-papo.”

O resultado foi combinar algumas respostas na barra lateral do modo de pesquisa e oferecer uma interface de bate-papo dedicada em um modo separado, semelhante ao trabalho de chatbot existente da Microsoft em Sydney e Bing.

Este novo modelo Prometheus entrou em testes nos últimos meses, com alguns usuários do Bing aparentemente identificando algumas respostas rudes de um chatbot Sydney dentro do Bing meses antes de a Microsoft anunciar oficialmente o novo Bing.

Isto se assemelha a algumas das respostas rudes que vimos no novo Bing AI nas últimas semanas, sugerindo que quaisquer proteções que a Microsoft desenvolveu em seus primeiros testes claramente não foram suficientes.

A Microsoft ainda não detalhou a história completa do Sydney, mas Ribas reconheceu que seu novo Bing AI é “o culminar de muitos anos de trabalho da equipe do Bing” que envolve “outras inovações” que a equipe do Bing detalhará em futuras postagens no blog.