Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Crise portuguesa, com certeza: Abel é oásis em meio a deserto luso

23/02/2023 às 10:46
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A crise portuguesa chegou ao Brasil, e quem nos acompanha sabe que o assunto aqui não é economia. A semana foi desastrosa para os técnicos lusos, com apenas Abel Ferreira como exceção à regra das decepções.

O recorde de sete técnicos portugueses na elite nacional pode, afinal, ser desfeito antes mesmo da estreia da Série A. O cenário hoje parece até o mais provável. Fora Abel, nenhum dos outros parece 100% à salvo, e a pressão é crescente para Renato Paiva, Ivo Vieira e Vítor Pereira. Não fosse pela aposta em projetos de médio/longo prazo, alguns destes nomes já teriam certamente caído.

A maior decepção da semana ficou para Paiva e seu Bahia. O time já tinha recebido duras críticas do torcedor por conta do desempenho na derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, mas havia ali o atenuante do clube cearense viver momento único, com um grupo forte e entrosado. Mais difícil é explicar uma derrota por 6 a 0 para o Sport, atualmente na segunda divisão nacional. Não fosse pela convicção do Grupo City na capacidade do treinador luso, certamente cabeças já teriam rolado no Esquadrão.

As expectativas no Cuiabá são certamente menores do que para o novo “Bahia City”, mas a decepção foi quase da mesma medida. O modesto São Raimundo, de Roraima, agiu com requintes de crueldade contra o Dourado. Depois de passar praticamente todo o jogo à frente, a equipe da quarta divisão cedeu empate em 3 a 3 nos minutos finais, apenas para vencer com gol nos acréscimos, com direito a hat-trick de zagueiro e comemoração imitando Messi, com a camisa erguida para o delírio do torcedor local. Foi o primeiro teste real para Ivo Vieira, e terminou com eliminação na Copa do Brasil.

No Flamengo de Vítor Pereira, o objetivo é muito mais alto, e a cobrança também. A derrota para o Palmeiras na Supercopa do Brasil foi dolorida. A queda nas semifinais para o Al Hilal um vexame histórico. Contra o Independiente del Valle, nova derrota no jogo de ida, por 1 a 0. O jogo foi em Quito e VP terá a chance de dar a resposta no Maracanã na próxima semana. Pode ser sua última oportunidade.

Em Bragança Paulista, Pedro Caixinha navega nas águas calmas de um projeto que privilegia sempre a manutenção no comando. Mas é, entre os técnicos lusos, o que vem de pior sequência. A derrota para o Palmeiras, nesta quarta-feira, era até esperada, mas antes disso o Bragantino foi derrotado pelo Água Santa, após empate para o Mirassol. A classificação para a fase eliminatória está em risco e seria curiosa para um time que venceu São Paulo e Corinthians no caminho.

No Coritiba, já há também contestações ao trabalho de António Oliveira, embora ainda tímidas. O último compromisso terminou em empate com o Cascavel, e o clube tem apenas duas vitórias nos últimos seis jogos em um campeonato pouco competitivo, com o Athletico como único rival em posição de força. O Coxa, apesar de tudo, segue invicto.

Por fim, o Botafogo também teve uma derrota dolorosa, no clássico com o Vasco da Gama, por 2 a 0. Nada que coloque em risco o cargo de Luís Castro. Para o torcedor alvinegro acaba por ficar a sensação de que o projeto de John Textor não engrenou na velocidade prometida pelo investidor.

A semana portuguesa no Brasil foi tão desastrosa que até mesmo a única vitória, do Palmeiras de Abel, foi sobre outro técnico luso. Para o treinador alviverde, a única pressão é a que ele próprio se impôs depois de temporadas de títulos e sucesso.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias